Efeito de extrato aquoso de Melia azedarach no desenvolvimento das fases imatura e reprodutiva de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p537Palavras-chave:
Lagarta do cartucho-do-milho, Controle de pragas, Inseticida botânico, Cinamomo.Resumo
Determinou-se, em condições de laboratório, o efeito de diferentes concentrações do extrato aquoso de Melia azedarach sobre a biologia de Spodoptera frugiperda. Folhas de milho foram imersas nos extratos (0,1%; 1,0% e 5,0%) e oferecidas a lagartas recém-eclodidas. Em doses elevadas (1,0% e 5,0%) os extratos causaram 100% de mortalidade larval. Observações das lagartas mortas indicaram mudas anormais e morte durante o processo de ecdise. Na concentração de 0,1% o extrato provocou o alongamento da fase larval e redução do peso das lagartas e pupas. Adultos provenientes de lagartas previamente intoxicadas com extrato a 0,1% apresentaram alterações em parâmetros reprodutivos tais como: número de ovos por fêmea, ovos por postura e viabilidade dos ovos. A fecundidade sofreu drástica redução. A sobrevivência dos ovos e a duração do período embrionário não foram afetadas em ensaios de atividade ovicida. Nenhum efeito foi observado em relação à atratividade alimentar de lagartas de primeiro ínstar em testes de arena com livre chance de escolha. Os resultados deste trabalho sugerem que o extrato aquoso de cinamomo apresenta potencial para o controle de S. frugiperda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.