Qualidade de uva ‘Isabel’ tratada na pré-colheita com CaCl2 e elicitor à base de biomassa cítrica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2945Palavras-chave:
Atmosfera modificada, Degrana, Indutores de resistência, Podridão, Vitis labrusca.Resumo
O alto índice de degrana e podridão das bagas reduzem a qualidade e elevam as perdas pós-colheita em uvas ‘Isabel’, demandando técnicas de manejo na pré e pós-colheita acessíveis ao pequeno produtor, que mantenham a qualidade e ampliem a vida útil pós-colheita dos cachos. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação na pré-colheita de CaCl2 e elicitor à base de biomassa cítrica em uvas ‘Isabel’ na manutenção da qualidade durante o armazenamento na condição ambiente sob atmosferas ambiente e modificada. O experimento foi conduzido em blocos casualizados a campo, no município de São Vicente Férrer-PE com 8 repetições. Videiras ‘Isabel’ foram tratadas, 28 dias antes da colheita, com: elicitor de Biomassa Cítrica (BC), elicitor de Biomassa Cítrica + CaCl2 (BC+C), CaCl2 (C) e Testemunha (T) - sem aplicação. Cachos colhidos na maturação comercial foram armazenados em arranjo fatorial 4×2×7, sendo 4 tratamentos (aplicados no campo), 2 condições de armazenamento, atmosferas ambiente (AA) e modificada (AM), sob condição ambiente (25±2°C e 75±2% de UR) e 7 períodos de avaliação em quatro repetições. A aplicação de CaCl2 e do elicitor BC reduziu o índice de degrana (55 e 75%, respectivamente), a podridão e a perda de massa dos cachos de uva ‘Isabel’. Estes tratamentos, associados ou não, aumentaram a eficiência da AM em manter a qualidade dos cachos. O índice de degrana de uva ‘Isabel’ foi influenciado diretamente pela relação SS/AT, pH e índice de podridão das bagas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.