Armazenamento de crisântemos brancos sob condição ambiente utilizando soluções conservantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p85Palavras-chave:
Hipoclorito de sódio, Hidroxiquinolina, Sacarose, Pós-colheita, Dendranthema grandiflora TResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de soluções conservantes na manutenção da qualidade pós-colheita de flores de crisântemo (Dendranthema grandiflora T.) do tipo branco, variedade Calábria. As flores foram mantidas à temperatura ambiente, de 24 ± 2ºC e 85 ± 2% UR, nos seguintes tratamentos: água destilada (controle), solução de hipoclorito de sódio (80ppm e 800ppm), solução de sacarose (10% e 15%) e solução de hidroxiquinolina (0.04% e 0.08%). As flores permaneceram dezoito dias no ambiente de armazenamento, sendo as soluções substituídas a cada quatro dias. Foram realizadas as seguintes avaliações: longevidade (notas de 0-4), aparência (notas de 1-9). As soluções de hipoclorito de sódio a 80ppm e 800ppm reduziram a longevidade de crisântemos brancos, comparadas ao controle. A utilização de soluções de hidroxiquinolina a 0.04% e 0.08% não contribuiu no prolongamento da longevidade ou manutenção da boa aparência das flores. Conclui-se que a solução conservante à base de sacarose a 10% manteve a vida útil pós-colheita durante 17 dias, proporcionando menor percentual de flores com manchas escuras e menores danos às sépalas e folhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.