Relações entre a matéria orgânica e os nematoides em área cultivada com cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p551Palavras-chave:
Microfauna do solo, Semivariograma, Variabilidade espacial, Vinhaça.Resumo
A cana-de-açúcar desempenha importante papel socioeconômico para o Nordeste Brasileiro. Por outro lado, a baixa produtividade nesta região está associada a diversos fatores, dentre estes, a relevante presença de nematoides fitoparasitas. A fim de verificar a influência da matéria orgânica sobre os nematoides, o objetivo deste estudo foi caracterizar a distribuição espacial da matéria orgânica e da nematofauna em área cultivada com cana-de-açúcar fertirrigada com vinhaça. O estudo foi realizado no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, 50 dias após corte da cana (10 dias após aplicação da vinhaça). Utilizou-se um sistema de amostragem em malha regular de 60 × 50 m, com espaçamento de 10 m, na profundidade de 0-0,2 m. A distribuição espacial foi avaliada por meio de ajustes de semivariogramas e realizada interpolação por krigagem ordinária para mapeamento. O modelo esférico e o exponencial proporcionaram melhor ajuste aos semivariogramas, com alcances de 16 a 19 m. A matéria orgânica correlacionou-se negativamente com a população dos nematoides fitoparasitas. O mapeamento permitiu observar padrões de distribuição espacial similares entre as comunidades de nematoides de vida livre e a matéria orgânica. Esses resultados indicam que a matéria orgânica tem um papel importante na distribuição espacial dos nematoides fitoparasitas e de vida livre.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.