Laparoscopia em um passo para correção do deslocamento de abomaso à esquerda em vacas leiteiras de alta produção
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1313Palavras-chave:
Vacas leiteiras, Laparoscopia, Deslocamento de abomaso à esquerda.Resumo
Os procedimentos cirúrgicos para correção do deslocamento de abomaso estão entre os mais realizados em vacas leiteiras, existindo um grande número de técnicas cirúrgicas desde os primeiros casos da doença, diagnosticado nos anos 1950. Embora não exista informações do uso da técnica de abomasopexia por laparoscopia em um passo no Brasil, esta técnica apresenta várias vantagens em relação a abordagem tradicional, como por exemplo melhor visualização da cavidade abdominal e menor trauma em decorrência da técnica minimamente invasiva. Desta maneira, a técnica de abomasopexia por laparoscopia em um passo segundo Barisani e Christiansen foi utilizada para o tratamento do deslocamento de abomaso à esquerda em 21 vacas leiteiras de alta produção, pertencentes a duas bacias leiteiras do Paraná. A técnica foi realizada sem complicações em 12/21 (57,14%) das vacas. Ocorreram perfuração ruminal, (quatro animais), do abomaso (dois animais), de ambos rúmen e abomaso (um animal) e do baço (um animal) durante o procedimento cirúrgico, porém sem complicações no pós-operatório. Um animal apresentou obstrução de piloro provocada pelo fio toggle, entretanto a remoção precoce reestabeleceu o fluxo abomasal. Três animais vieram a óbito por diferentes causas. Um animal apresentou recidiva do deslocamento um mês após a operação. Um terceiro acesso foi utilizado em vacas pesando mais de 700 Kg. A técnica de laparoscopia em um passo mostrou-se eficiente, rápida e segura para a correção do deslocamento de abomaso à esquerda.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.