Extrato de saturação e condutividade elétrica de um Latossolo vermelho eutroférrico após a gessagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3027Palavras-chave:
Gesso agrícola, Lixiviação, Salinização.Resumo
A aplicação do gesso agrícola é importante na agricultura por sua alta solubilidade e consequente neutralização relativa do alumínio tóxico na camada superficial do solo. Entretanto, tem-se observado a ocorrência de aplicações com base em critérios aleatórios, sem embasamento científico coerente com a experimentação agrícola. O objetivo desse estudo foi avaliar a composição química e condutividade elétrica do extrato de saturação de um Latossolo Vermelho eutroférrico sob diferentes doses de gesso (0; 1,0; 2,0; 4,0 Mg ha-1). O experimento foi conduzido em ambiente de casa de vegetação. Colunas de solo (V = 1,57 dm3) foram preenchidos com solo peneirado (2 mm) coletado na camada superficial (0-20 cm). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os tratamentos testados resultaram de um fatorial 5 x 2 em que os fatores foram cinco doses de gesso (0,0 – 1,0 – 2,0 – 4,0 e 8,0 Mg ha-1 de gesso agrícola (224,1 g kg-1 de S, 314,8 g kg-1 de CaO e 7 g kg-1 de P2O5) e 2 profundidades de amostragem (0-10 e 10-20 cm). Após os tratamentos, ambas as camadas de solo (0-10 cm e 10-20 cm) foram removidas das colunas, peneiradas (2 mm) e submetidas a extração à vácuo para obtenção do extrato de saturação. Os dados obtidos foram submetidos a análises de variância e ajustados às equações de regressão, quando diferiram estatisticamente. Enquanto os teores de Al, Si, e o pH do extrato de saturação do solo não foram influenciados, os teores de Ca, Mg, K, P e S aumentam em função da aplicação superficial de doses de gesso agrícola. Após a aplicação de diferentes doses de gesso agrícola, não ocorreram variações significativas nos teores de P, Si, Al e do pH da camada subsuperficial (10-20) do solo. A condutividade elétrica (CE) do extrato de saturação do solo estudado aumentou com o aumento das doses de gesso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.