Qualidade de solo em áreas de cambissolo com diferentes manejos de pastagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3069Palavras-chave:
Atributos físicos, Atributos químicos, Degradação do solo.Resumo
Atualmente, busca-se nas atividades agrosilvopastoris a obtenção do maior retorno dos investimentos com equilíbrio social e sem degradar o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física e química de um Cambissolo, após 30 anos sob dois manejos de pastagens. O trabalho foi realizado em uma microbacia situada na Bacia do Alto Rio Grande (MG), em dois tipos de manejos de pastagem extensiva comuns na região: pastagem nativa sem queimada anual e pastagem nativa manejada com queimada anual, e em uma área de reserva legal que serviu de referência. Nessas áreas foram analisados: CTCpH7,0, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que os valores de densidade do solo, matéria orgânica, capacidade de troca de cátions e macro porosidade não diferiram na camada de solo analisada (0 – 20 cm) nos dois manejos estudados. Os polígonos formados no gráfico radial, comparando a área referência com os dois manejos estudados, são de magnitude e formato diferentes ao formado pelos valores de referência, indicando que o manejo sem queimadas anuais deve ser melhorado em relação à densidade do solo; já o manejo com queimadas anuais deve ser melhorado em relação à densidade, matéria orgânica, capacidade de troca de cátions e macroporosidade do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.