Amplificação cruzada de marcadores microssatélites heterólogos em Rhamdia quelen e Leporinus elongatus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p517Palavras-chave:
Jundiá, Piapara, Primers heterólogos.Resumo
As espécies nativas de peixes no Brasil tem alto potencial para utilização dentro da piscicultura, porém, seus estoques naturais vêm sofrendo redução nos últimos anos. Para diminuir esse impacto negativo, estudos voltados à conservação estão sendo realizados e cada vez mais, a obtenção de ferramentas genéticas que permitam a discriminação de parâmetros populacionais toma maior importância. Objetivou-se através do presente estudo avaliar um conjunto de primers microssatélites heterólogos em jundiá (Rhamdia quelen) e piapara (Leporinus elongatus). Foram analisadas amostras de nadadeira caudal de 15 reprodutores de cada espécie. A extração de DNA foi realizada utilizando o protocolo com NaCl. A integridade do DNA extraído foi checada em gel de agarose 1%. Foram avaliados 20 primers desenvolvidos para as espécies: Piaractus mesopotamicus, Colossoma macropomum, Prochilodus lineatus, Brycon opalinus e Oreochromis niloticus. Foi observada amplificação cruzada de quatro primers das espécies B. opalinus e P. lineatus (BoM12, Pli43 e Pli60 em R. quelen e BoM2, Pli43 e Pli60 em L. elongatus). Os primers de P. mesopotamicus, C. macropomum e O. niloticus não mostraram amplificação cruzada nas duas espécies analisadas. Os resultados indicaram a possibilidade de uso dos três primers heterólogos amplificados em estudos genéticos em R. quelen e L. elongatus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.