Desempenho hidráulico de microaspersor autocompensante, novo e usado

Autores

  • Stocler Manoel de Andrade Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
  • José Renato Zanini Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
  • Cristiana Araujo Soares Faculdade de Ciências Agronômicas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3517

Palavras-chave:

Distribuição de água, Irrigação localizada, Microirrigacão.

Resumo

Tecnicamente e economicamente, é imperativo que os sistemas de irrigação apresentem ampla durabilidade e elevada uniformidade de aplicação de água. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho hidráulico de microaspersor autocompensante modelo SuperNet LR, novo e usado com 4.265 horas de funcionamento e 9 anos de instalação. O trabalho foi realizado em condições de laboratório, avaliando-se a vazão no intervalo de compensação de pressão, o coeficiente de variação de fabricação ou vazão (CVF e CVQ), o padrão de molhamento, o coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e o coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC). Os microaspersores novos e usados não diferiram em relação ao CVF e CVQ, sendo classificados como excelentes, não diferindo também em relação aos coeficientes CUC e CUD. Os diâmetros de cobertura dos microaspersores novos e usados foram iguais ao apresentado no catálogo do fabricante. Não houve diferenças significativas nas vazões dos microaspersores novos e usados quando submetidos à mesma pressão de operação, porém houve diferenças significativas de vazões dentro do intervalo de compensação de pressão. Para as condições onde está instalado o sistema de irrigação, a vida útil dos microaspersores pode ser considerada maior que 9 anos de utilização ou 4.265 horas de funcionamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stocler Manoel de Andrade, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Engº Agrº, M.e em Agronomia,Ciência do Solo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

José Renato Zanini, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Prof. Dr., Deptº de Engenharia Rural, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Cristiana Araujo Soares, Faculdade de Ciências Agronômicas

Discente de Doutorado em Agronomia, Irrigação e Drenagem, Deptº de Engenharia Rural, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Andrade, S. M. de, Zanini, J. R., & Soares, C. A. (2015). Desempenho hidráulico de microaspersor autocompensante, novo e usado. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3517–3528. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3517

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)