Glicerina de baixa pureza na suplementação de bovinos terminados a pasto: análise bioeconômica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2195Palavras-chave:
Alimentos alternativos, Glicerol, Pecuária de corte, Rentabilidade, Suplementação.Resumo
Objetivou-se avaliar a ingestão de matéria seca, digestibilidade dos componentes da dieta, desempenho, conversão alimentar, características de carcaça e aspectos econômicos da inclusão de glicerina com baixa pureza na suplementação de bovinos terminados em pastagem com Brachiaria decumbens. Utilizou-se 35 bovinos machos, não castrados, com predominância da raça Nelore, com peso corporal médio inicial de 428,0 ± 32,11 kg, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e sete repetições. Os tratamentos consistiram de teores de inclusão da glicerina (0, 3, 6, 9 e 12%) na matéria seca (MS). Os animais foram pesados a cada 28 dias para avaliação do ganho de peso médio diário (GMD) e ajuste da ração. Ao final do experimento os animais foram pesados para obtenção do peso corporal médio final (PCF) e abatidos para a avaliação do rendimento de carcaça quente (RCQ) e das características de carcaça. A análise econômica foi realizada em relação ao ganho de peso em arrobas, a fim de se verificar a viabilidade do uso das rações com cinco teores de glicerina, sem considerar os demais custos fixos e operacionais. Houve efeito linear crescente (P<0,05) dos teores de glicerina sobre a ingestão e coeficiente de digestibilidade do extrato etéreo e GMD. Efeito linear decrescente (P<0,05) sobre os coeficientes de digestibilidade da fibra em detergente neutro (CDFDN), proteína bruta (CDPB) e conversão alimentar (CA). Não foram observados efeitos (P<0,05) da inclusão da glicerina sobre as características de carcaça avaliadas. A inclusão da glicerina reduziu o custo de produção de arroba de carne quando o preço desse ingrediente representou até 70% do preço do milho. A glicerina de baixa pureza pode ser incluída na dieta de bovinos não castrados em terminação a pasto com melhoria do desempenho e aumento dos benefícios econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.