Hyperadrenocorticismo hipófise dependente em um cão shi tzu tratado com trilostane oral a cada 12 horas: relato de caso

Authors

  • Lucas Alécio Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Lívia Pesente de Lacerda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1937

Keywords:

Cão, Hiperadrenocortiscismo, Hiperadrenocorticismo canino, Trilostane.

Abstract

Hiperadrenocorticismo (HAC) é uma doença relativamente comum em cães quando comparado aos gatos e pode ser definido como aumento persistente do cortisol na circulação sanguínea. Quanto ao tipo de manifestação o HAC hipófise-dependente ocorre em 80 a 85% dos casos, causando secreção excessiva de ACTH pela hipófise levando ao aumento bilateral das glândulas adrenais. Mais de 90% dos casos de HAC hipófise-dependente (em cães) ocorrem devido a tumores na glândula. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela da raça Shi Tzu, com sete anos de idade, que apresentou respiração ofegante, poliúria/polidipsia, polifagia, abdome pendular, alopecia bilateral simétrica e fraqueza intermitente em membros pélvicos. Os exames laboratoriais de rotina associados aos testes de triagem confirmaram a suspeita de hiperadrenocorticismo hipófise dependente. O tratamento desde o início tem sido com trilostane com trilostane, via oral, a cada 12 horas, e o teste de estimulação com ACTH foi realizado em intervalo não usual durante o período de monitoração inicial (a cada 30 dias). Neste caso, a dose inicial de trilostane não demonstrou melhora em relação às alterações cutâneas e houve necessidade de aumento na dosagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lucas Alécio Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. PhD do Deptº de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Lívia Pesente de Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente de Graduação, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, MS.

Published

2012-10-30

How to Cite

Gomes, L. A., & Lacerda, L. P. de. (2012). Hyperadrenocorticismo hipófise dependente em um cão shi tzu tratado com trilostane oral a cada 12 horas: relato de caso. Semina: Ciências Agrárias, 33(5), 1937–1944. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1937

Issue

Section

Case Reports