A popularização da fotografia e seus efeitos:Um estudo sobre o a disseminação da fotografia na sociedade contemporânea e suas consequências para os fotógrafos e suas produções
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p168Palabras clave:
Fotografia, fotógrafo, Evolução da tecnologia, Linguagem visualResumen
O presente artigo traz discussões acerca da fotografia como forma de linguagem. Esta tem sido largamente utilizada como meio de comonicação visual de grande apelo popular,é bastante conhecida e, relativamente, de fácil acesso na sociedade contemporânea. Com base em referênciasis teóricos que versam sobre fotografia e em uma pesquisa de campo, que abrangeu leigos e profissionaisda área de fotograifa, desenvolveu-se discussõesacerca da popularizaçãoda imagem fotográfica na sociedade contemporânea, e, consequentemente, sobre o papel do fotoógrafo neste contexto, com o objetivo de se analisar e refletir sobre o papel do produtor e sua produção fotográfica neste cenário de constantes transformações.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castanõn Guimarães. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BONI, Paulo César. Discursos Fotográficos. Londrina: Planográfica, 2008.
CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico: pequena introdução às imagens e a fotografia. Londrina: Eduel, 1999.
DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 11. ed. São Paulo: Papirus, 1993.
FABRIS, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Disponível em: http://www.fotografiacontemporanea.com.br/v07/artigo.asp?artigoId=3369D5. Acessado em: 25 mai. 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário de língua portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FRÓES, R. M. Jorge. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição. Disponível em: http://www.edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie04.htm. Acessado em: 23 maio 2009.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2.ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
LOUREIRO, Clovis. A linguagem da fotografia. Disponível em: http://www.fotografiacontemporanea. com.br/v07/artigo.asp?artigoId=3334012E. Acessado em: 27 mar. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Projetica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.