A popularização da fotografia e seus efeitos:Um estudo sobre o a disseminação da fotografia na sociedade contemporânea e suas consequências para os fotógrafos e suas produções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p168

Palavras-chave:

Fotografia, fotógrafo, Evolução da tecnologia, Linguagem visual

Resumo

O presente artigo traz discussões acerca da fotografia como forma de linguagem. Esta tem sido largamente utilizada como meio de comonicação visual de grande apelo popular,é bastante conhecida e, relativamente, de fácil acesso na sociedade contemporânea. Com base em referênciasis teóricos que versam sobre fotografia e em uma pesquisa de campo, que abrangeu leigos e profissionaisda área de fotograifa, desenvolveu-se discussõesacerca da popularizaçãoda imagem fotográfica na sociedade contemporânea, e, consequentemente, sobre o papel do fotoógrafo neste contexto, com o objetivo de se analisar e refletir sobre o papel do produtor e sua produção fotográfica neste cenário de constantes transformações.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Tissa Kawakami, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda naUniversidade Norte do Paraná - UEL

Imbriani Marchi Adriana Veiga, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castanõn Guimarães. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BONI, Paulo César. Discursos Fotográficos. Londrina: Planográfica, 2008.

CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico: pequena introdução às imagens e a fotografia. Londrina: Eduel, 1999.

DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 11. ed. São Paulo: Papirus, 1993.

FABRIS, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Disponível em: http://www.fotografiacontemporanea.com.br/v07/artigo.asp?artigoId=3369D5. Acessado em: 25 mai. 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário de língua portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FRÓES, R. M. Jorge. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição. Disponível em: http://www.edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie04.htm. Acessado em: 23 maio 2009.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2.ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

LOUREIRO, Clovis. A linguagem da fotografia. Disponível em: http://www.fotografiacontemporanea. com.br/v07/artigo.asp?artigoId=3334012E. Acessado em: 27 mar. 2009.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Kawakami, T. T., & Veiga, I. M. A. (2012). A popularização da fotografia e seus efeitos:Um estudo sobre o a disseminação da fotografia na sociedade contemporânea e suas consequências para os fotógrafos e suas produções. Projetica, 3(1), 168–182. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p168

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.