Um estudo semiótico do fashion film da marca “Savage X Fenty”
A semiotic study of the fashion film of the “Savage x Fenty” brand
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p141Keywords:
Semiótica Discursiva, Posicionamento de marca, ModaAbstract
The purpose of this article is to analyze the brand Savage x Fenty, which highlights bodies considered non-standard, being considered an inclusive brand. The method used consisted of applying discursive semiotics and the “generative path of meaning”. As results, we observed that, from the analysis of the fashion film, it is possible to state that Savage x Fenty builds its discourse from the emancipation and sexual freedom of women.
Downloads
References
CASTILHO, K. & MARTINS, M. Discursos da Moda - Semiótica, Design e Corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
CWYNAR-HORTA, Jessica. The commodification of the body positive movement on Instagram. Stream: Culture/Politics/Technology, v. 8, n. 2, p. 36-56, 2016.
FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon, v. 9, n. 23, 1995.
______. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000
______. Semiótica e comunicação. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553, n. 8, 2004.
JOHNSON, Lisa; LEARNED, Andréa. Por que as mulheres compram. Estratégias de marketing para conquistar o público feminino, v. 2, 2005.
LANDOWSKI, Eric. Jogos ópticos: situações e posições de comunicação. In: ______. A sociedade refletida. São Paulo: Educ - Pontes, 1992. Cap. 4. p. 85-101
MENDES, Conrado Moreira. A noção de narrativa em Greimas. E-COM (Belo Horizonte), v. 06, p. 01-12, 2013.
MORENO, Rachel. A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. Editora
Ágora, 2008.
RIHANNA. About Savage X. Disponível em: <https://www.savagex.com/aboutus>. Acesso em: 10 maio 2019
SANTAELLA, Lucia. Corpo e Comunicação: Sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTOS, Rochelle Cristina dos. Lute como uma garota: os feminismos e a campanha de femvertising #LikeAGirl. 2018. 375 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
SAVAGE X FENTY BY RIHANNA. Savage X Fenty presentes: this is Savage X. 2018. (55s) (Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=mC04 puk>. Acesso em: 10 mai. 2019.
SAVAGE X Fenty Show. Direção de Alex Rudzinski. Estado Unidos da América: Prodject, 2019. (53 min.), Color. Legendado.
SIQUEIRA, Denise; FARIA, Aline. Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas. Comunicação Mídia e Consumo, v. 3, n. 9, p. 171-188, 2008.
ZHOU, Xiaoya. The Ugly Beauty Standard: What can Fashion Industry Do?. Proceedings of Business and Economic Studies, v. 2, n. 4, 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Projetica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.