Personas: a teoria Junguiana dos tipos psicológicos e sua utilidade para o design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p37Palavras-chave:
Persona, Psicologia Arquetípica, Teoria dos Tipos Psicológicos, Necessidades ColetivasResumo
O presente artigo oferece um novo olhar no processo de construção de personagens, pautado nos ensinamentos da psicologia arquetípica. Para isso, a estratégia metodológica adotada foi a revisão bibliográfica. Inicialmente, o texto mostra os princípios da Teoria dos Tipos Psicológicos, a face mais conhecida da Psicologia Analítica, de Carl Jung. Em seguida, o artigo descreve a classificação tipológica de Myers-Briggs. Um dos maiores desafios para o designer é definir dados psicográficos de um público. Nesse sentido, a teoria junguiana pode ser aproveitada para definição de necessidades coletivas.Downloads
Referências
FIALHO, F. A.; FERNANDES, E. G. Tipologias e arquétipos: a psicologia profunda com base para uma hermenêutica. Florianópolis: Insular, 2014.
HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Introdução aos tipos psicológicos nas organizações. São Paulo: Coaching Consultoria Estratégica, 1995.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.
HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1991. Originalmente publicado em 1920.
NAVARRO, L. Tipos psicológicos: julgamento ou percepção. Revista Coaching Brasil: Coaching de Equipes, [S. l.], v. 13, jun. 2014.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
PRUITT, J.; ADLIN, T. The Persona lifecycle: keeping people in mind throughout product design. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2006.
RAMOS, L. M. A. Apontamentos sobre a psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 1, p. 110- 143, dez. 2002.
STEIN, M. Jung's map of the soul: an introduction. Chicago: Open Court Publishing Company, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





