Personas: the Jung's theory of psychological types and their utility for design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p37Keywords:
Persona, Archetypal psychology, Theory of Psychological Types, Collective needsAbstract
The present article provides a new perspective for the process of character construction through the knowledge of archetypal psychology. In order to do so, the methodological strategy used was the bibliographical review. Firstly, the text presents the principles of the Psychological Types Theory, the most known branch of Analytical Psychology by Carl Jung. Secondly, the article describes the typological classification of Myers-Briggs. One of the most challenges for the designer is to define psychographic data of a specific public. In this sense, Jung’s theory contributes to definition of collective needs.References
FIALHO, F. A.; FERNANDES, E. G. Tipologias e arquétipos: a psicologia profunda com base para uma hermenêutica. Florianópolis: Insular, 2014.
HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Introdução aos tipos psicológicos nas organizações. São Paulo: Coaching Consultoria Estratégica, 1995.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.
HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1991. Originalmente publicado em 1920.
NAVARRO, L. Tipos psicológicos: julgamento ou percepção. Revista Coaching Brasil: Coaching de Equipes, [S. l.], v. 13, jun. 2014.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
PRUITT, J.; ADLIN, T. The Persona lifecycle: keeping people in mind throughout product design. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2006.
RAMOS, L. M. A. Apontamentos sobre a psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 1, p. 110- 143, dez. 2002.
STEIN, M. Jung’s map of the soul: an introduction. Chicago: Open Court Publishing Company, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.