Revisão sistemática: intersecções entre design thinking e equipe muldisciplinar no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p95

Palavras-chave:

Design thinking, Equipe muldisciplinar, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

A inovação esta ímbuida na sociedade contemporânea e traz novas metodologias ao fazer pedagógico influenciada pela lente do design thinking. Assim, o objetivo deste artigo é mapear as intersecções entre design thinking e equipe multidisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge nos campos diferenciados do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Elma Mendes Guerdt, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Atua na Secretaria de Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Francisco Antônio Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado. em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BENTO, Ana Maria de O. Percepção da equipe multidisciplinar frente à função do pedagogo numa escola de educação especial. 2007. Disponível em: http:// www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC20Ana20Maria20-20Final.pdf. Acesso em: 24 jul. 2018.

FEATHER, John; STURGES, Paul. International encyclopedia of information and library science. Nova Iorque: Routledge, 2003. Disponível em: http://mlisuok.weebly.com/uploads/2/6/9/0/26907671/international_encyclopedia_of_ information_ind_librrary_science.pdf. Acesso em: 21 maio 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

ROBERTO, Rafael A.; SILVA, Manoela M. O.; FREITAS, Daniel Q.; LIMA, Yvonne, C. C. A.; SILVA, Vinicius E. M; ARAÚJO, Cristiano C.; TEIXEIRA, João Marcelo. Voxar puzzle motion: an innovative ar application proposed using design techniques. In: IEEE VIRTUAL REALITY WORKSHOP ON K-12 EMBODIED LEARNING THROUGH VIRTUAL & AUGMENTED REALITY (KELVAR), 2016, Greenville. Proceedings [...]. Greenville, SC, USA: IEEE, 2016. p. 11-16. DOI: 10.1109/KELVAR.2016.7563676.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/ viewArticle/21. Acesso em: 12 maio 2018.

SIGNORETTI, Alberto; MARTINS, Ana I.; RODRIGUES, Mario; CAMPOS, André M. C.; TEIXEIRA, António. Services & products gamified design (SPGD). In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE DEVELOPMENT AND TECHNOLOGIES FOR ENHANCING ACCESSIBILITY AND FIGHTING INFOEXCLUSION, 7., 2016, Vila Real. Proceedings […]. Vila Reala, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/3019943.3019953. Acesso em: 24 jul. 2018.

VIANNA, Mauricio; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV, 2012.

ZURRO, Armando Martín; FERREROX, P.; BAS, C. S. A equipe de cuidados de saúde primários: manual de cuidados primários. Lisboa: Farmapress, 1991.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Machado, A. de B., Guerdt, E. M., & Fialho, F. A. (2019). Revisão sistemática: intersecções entre design thinking e equipe muldisciplinar no processo ensino-aprendizagem. Projetica, 10(1), 95–104. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p95

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.