Personas: a teoria Junguiana dos tipos psicológicos e sua utilidade para o design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p37

Palavras-chave:

Persona, Psicologia Arquetípica, Teoria dos Tipos Psicológicos, Necessidades Coletivas

Resumo

O presente artigo oferece um novo olhar no processo de construção de personagens, pautado nos ensinamentos da psicologia arquetípica. Para isso, a estratégia metodológica adotada foi a revisão bibliográfica. Inicialmente, o texto mostra os princípios da Teoria dos Tipos Psicológicos, a face mais conhecida da Psicologia Analítica, de Carl Jung. Em seguida, o artigo descreve a classificação tipológica de Myers-Briggs. Um dos maiores desafios para o designer é definir dados psicográficos de um público. Nesse sentido, a teoria junguiana pode ser aproveitada para definição de necessidades coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Senna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Francisco Antônio Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor  da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

CYBIS, W.; BETIOL, A.; FAUST, R. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2010.

FIALHO, F. A.; FERNANDES, E. G. Tipologias e arquétipos: a psicologia profunda com base para uma hermenêutica. Florianópolis: Insular, 2014.

HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Introdução aos tipos psicológicos nas organizações. São Paulo: Coaching Consultoria Estratégica, 1995.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

HIRSH, S. K.; KUMMEROW, J. M. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1991. Originalmente publicado em 1920.

NAVARRO, L. Tipos psicológicos: julgamento ou percepção. Revista Coaching Brasil: Coaching de Equipes, [S. l.], v. 13, jun. 2014.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

PRUITT, J.; ADLIN, T. The Persona lifecycle: keeping people in mind throughout product design. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2006.

RAMOS, L. M. A. Apontamentos sobre a psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 1, p. 110- 143, dez. 2002.

STEIN, M. Jung’s map of the soul: an introduction. Chicago: Open Court Publishing Company, 1998.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Senna, C. E., & Fialho, F. A. (2016). Personas: a teoria Junguiana dos tipos psicológicos e sua utilidade para o design. Projetica, 7(1), 37–52. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p37

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.