A direção de arte e a representação da mulher atleta na mídia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.42574Palavras-chave:
Pole Dance, Direção de Arte, FeminismoResumo
Este trabalho aborda a questão da representação da mulher atleta na mídia pela perspectiva da direção de arte, que é a coordenação responsável pelas escolhas estéticas e simbólicas do projeto. Por meio da análise semiológica de duas capas de revistas, relacionamos as escolhas dos elementos visuais e seus significados com a construção da imagem da mulher atleta.Referências
DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Tradução de lzidoro Blikstein. 16. ed. São Paulo : Cultrix, 2006.
BARTHES, Roland. “A retórica da imagem”, In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1990.
BORDIEU,Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner, 11ª ed, Rio de Janeiro: Bertrand. 2012.
DORING, Nicola; POSCH, Sandra. Images of Men and Women in Mobile Phone Advertisements: A Content Analysis of Advertisements for Mobile Communication Systems in Selected Popular Magazines. In: Sex Roles, 55(3-4), 173–185. 2006.
DUCAN, Margaret Carlisle., & HASBROOK, Cynthia A. Denial of Power in Televised Women’s Sports. In: Sociology of Sport Journal, v.5, n.1, p.1–21. 1988.
EISEND, Martin; PLAGEMANN, Julia ; SOLLWEDEL, Julia. Gender Roles and Humor in Advertising: The Occurrence of Stereotyping in Humorous and Nonhumorous Advertising and Its Consequences for Advertising Effectiveness. In: Journal of Advertising, v.43, n.3, 256–273. 2014.
FOX, Jesse; Ralston, Rachel; Cooper, Cody K; Jones, Kaitlyn A. Sexualized Avatars Lead to Women’s Self-Objectification and Acceptance of Rape Myths. Psychology of Women Quarterly, 39(3), 349–362. (2014).
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. In: Ed. Fís. Esp. São Paulo, v.19, n.2, p.143-51, abr./jun. 2005 .Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16590/18303> Acessado em 02 de Outubro de 2019.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres em Movimento: imagens femininas na Revista Educação Physica. In: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 22, n.2, p.77-94 . 2000. Disponível em : <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46836/29121> Acesssado em 2 de Outubro de 2019.
GOFFMAN, Erwin. Gender Advertisement: Culture and Comunication. 1ed, United Kingdom: Macmillan Press, 1976.
HECK, Ana Paula; NUNES Maira. D. Publicidade e gênero: análise do fenômeno femvertising na criação de campanhas. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016.
HERBY, Elisa Becker The rise of Femvertising: Authentically Reaching Female Consumers. Tese. (Mestrado) University of Minessota. 2016.
HUNT, A.R. Selling Empowerment: A Critical Analysis of Femvertising. Tese (Mestrado). Boston College. 2017.
JOLY, Martine. Introdução a análise de imagem. Tradução: José Eduardo Rodil. -Portugal: Edições 70, 1994.
KANE, Mary Jo. The Better Sportswomen Get, the More the Media Ignore Them. In: Communication & Sport, 1(3), 231–236. 2013.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: identidade e política entre o moderno e pós-moderno: tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP : EDUSC, 2001.
KNIJNIK, Jorge Dorfman. A mulher brasileira e o esporte: seu corpo, sua história. São Paulo: Mackienzie, 2003.
KNIJNIK, Jorge Dorfman. A mulher invisível. In: Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.21, n.1, p.35-48, janeiro, 2007.
KOLNES, Liv-Jorunn. Heterosexuality as an Organizing Principle in Women’s Sport. In: International Review for the Sociology of Sport, 30(1), 61–77. 1995.
LOBRUTTO, Vincent. The filmmarker’s guide to production design. 2012.
LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MAHON, Nik. Basic Advertising 2: Art Direction. 1ªed. UK : Ava publishing. 2010.
MARTINEZ, Fabiana. Feminismos em movimento no ciberespaço. In: Cad. Pagu, Campinas , n. 56, e195612 2019. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332019000200502&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 2 de Abril de 2020.
MAWSON, Marlene. Sport, rhetoric, and gender : historical perspectives and media
representations. US: Palgrave Macmillian. 2006
MOURA, Carolina Bassi. O cinema é a arte do real. Mas o que é o real? In: Direção de Arte no Cinema Brasileiro. BOUTRUCE & BOULET (Org.). Direção de Arte no Cinema Brasileiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Caixa. 2017.
MIRAGAYA, Ana. A mulher olímpica: Tradição versus inovação na busca pela inclusão, 2002. Disponível em: <http://www.sportsinbrazil.com.br/artigos_papers/a_mulher_olimpica_1.pdf>. Acessado em 02 de Outubro 2019.
NASCIMENTO, Maria Clara Medeiros, DANTAS, Juliana Bulhões. O Femvertising em Evidência: Estudo de Caso #Likeagirl. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ. 2015.
RODRIGUES, Alexandra; GADENZ, Danielli; RUE, Leticia Almeida. Feminismo. com: Feminismo na atualidade. 2014. In: Derecho y Cambio Social.
ROMERO, Sandra Contreras. Strategic Aesthetics in Advertising Campaings: Implication for Art Direction Education. Tese (Doutorado de Filosofia). Departamento de Industria Criativa. Queensland University, 2012.
SARDERBERG, Cecilia Maria Da Crítica Feminista à Ciência a uma Ciência Feminista? In: Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulher.
SCHWARTZ, Jonathan P., & Lindley, L. D. Impacting Sexism through Social Justice Prevention: Implications at the Person and Environmental Levels. The Journal of Primary Prevention, 30(1), 27–41. 2008.
SILVA, Raquel Salles. & SOARES, Isaak newton. A Visibilidade e a Representatividade do Corpo Feminino na Publicidade. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018.
SIMÕES, Antonio carlos. (Org). Mulher e Esporte: mitos e verdades.São Paulo: Manole, 2003.
SIMÕES, Antonio Carlos.; KNIJNIK, Jorge (Org). O Mundo Psicossocial da Mulher no Esporte: Comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004.
VANCE, K.; Sutter, M.; Perrin, P. B.; Heesacker, M. The Media’s Sexual Objectification of Women, Rape Myth Acceptance, and Interpersonal Violence. in: Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma, 24(5), 569–587. 2015
WARD, Monique L . Media and Sexualization: State of Empirical Research, 1995–2015. The Journal of Sex Research, 53(4-5), 560–577. 2016
WESING, E. H., & Bruce, T. Bending the Rules. International Review for the Sociology of Sport, 38(4), 387–396. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Projetica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.