A direção de arte e a representação da mulher atleta na mídia

Autores

  • Iara Thereza Miho Cilense Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-0852-1746

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.42574

Palavras-chave:

Pole Dance, Direção de Arte, Feminismo

Resumo

Este trabalho aborda a questão da representação da mulher atleta na mídia pela perspectiva da direção de arte, que é a coordenação responsável pelas escolhas estéticas e simbólicas do projeto. Por meio da análise semiológica de duas capas de revistas, relacionamos as escolhas dos elementos visuais e  seus significados com a construção da imagem da mulher atleta.

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Biografia do Autor

Iara Thereza Miho Cilense, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Design de Moda, com especialização em Direção de Arte: Comunicação e Design

Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Docente no Curso de Graduação em Design Gráfico e nos cursos de Pós-graduação em Design da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFCS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas: design gráfico; cultura visual e design e sustentabilidade cultural. Líder do Grupo de Pesquisa: Design para a Sustentabilidade e Inovação Social/UEL/CNPq.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Cilense, I. T. M., & Cavalcante, A. L. B. L. (2021). A direção de arte e a representação da mulher atleta na mídia. Projetica, 14(1), 1–32. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.42574

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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