A Gestão de Design humanizada pelo Design thinking a partir de relações conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p19

Palavras-chave:

Gestão de design, Design thinking, visão humanística do design

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar os aspectos históricos da Gestão de Design por meio das suas características de atuação na sociedade, pelos diferentes rumos que esta tomou enfatizando as conceituações de design, a caracterização e evolução histórica que proporcionou, até a formulação conceitual do design operacional (relativo ao fazer) e estratégico (relativo ao planejar). Como metodologia, empregou-se a pesquisa de natureza exploratória de dados primários. Como resultado apresenta-se a influência da sua formação sobre os rumos que a gestão de design tem tomado no Brasil, e a importância estratégica de que essa se una ao conceito de design thinking, se caracterizando assim como uma gestão humanistica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora; Universidade Estadual de Londrina - UEL

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Phd; Universidade Estadual de Londrina - UEL

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

ANTAR, Natalie. Cadeira Thonet: 150 anos de história. Casa e Jardim, on-line, São Paulo. Editora Globo. Disponivel em: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/ 0,,EMI99613- 16940,00-CADEIRA+THONET+ANOS+DE+HISTORIA.html. Acesso em: jun 2011.

AZEVEDO, Wilton. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BAHIANA, Carlos. A importância do design para sua empresa. CNI, Senai/DR-RJ, Brasília, DF: CNI, 1998.

BARBUY, Heloisa. A exposição universal de 1889 em Paris: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo: Loyola, 1999.

BEST, K. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland: AVA, 2006

BÜRDEK, Bernhard E. Diseño: Historia, teoria y prática del diseño industrial. 2. ed. Barcelona: Gustavo Gilli, 1999.

CHOHAN Bhavnish R. Catalysing organizacional inovation through designer mind: exploring the fundamental issues of ‘design Thinking’ and its sucessful inplementation for organizacional sucess. In: INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, 2008, France.

COSTA, Christiane Maria. Análise das relações entre as comunidades envolvidas na identidade do designer. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia ) – CEFET, Curitiba, 2002.

COTEC. Diseño e innovación. La gestión del diseño em la empresa. Fundación para la Innovación Tecnológica. Madrid, 2008.

DE SORDI, J. Gestão por Processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2005.

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010. 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

DESCHAMPS, Jean Philippe; NAYAK, P. Ranganath. Produtos irresistíveis. São Paulo: Makron Books, 1997.

DROST, Magdalena. Bauhaus: 1919-1933. Berlim: Bauhaus Archiv, 1994.

ENCYCLOPEDIA Britannica. Disponível em: http://www.britannica.com/EBchecked/media/ 67498/Logo-for-AEG-designed-by-Peter-Behrens-1907. Acesso em: fev 2010.

GILLESPIE, B. Strategic Design Management and the Role of Consulting. 2002. Disponível em: http://www.designingbusiness.com/BrianG_SDM_ResearchReport.pdf. Acesso em: 3 nov. 2008.

HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

HOSBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

ICSID. Interncional Concil of Societies of Industrial Design. Disponível em . Acesso em: 10 out 2006.

JOSEPH J. Paul. Performance Metrics to Measure the Value of Design. Design Management Journal, v.11, n.4. Disponível em: http://www.dmi.org/dmi/html/conference/. Acesso em: dez. 2003.

LÖBACH, B. Diseño industrial. Barcelona: G.G., 2000.

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth, 2006.

MAGALHÃES, Cláudio. Design Estratégico: integração e ação do Design. Estudos em Design, v. 3, n.1, jul. 1995.

MAGALHÃES, Cláudio. Design Estratégico: integração e ação do Design Industrial dentro das empresas. SENAI/DN-SENAI/CETIQT-CNPq -IBICT - PADCT - TIB, 1997.

MARTIN, Roger. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Business, 2009.

MARTINS, Rosane F. de F.; MERINO, Eugenio Andrés D. A gestão de Design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.

MOZOTA, Brigite Borja de. Design Management: Using to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

MUNARI, Bruno. Diseño y comunicacion visual. Barcelona: Editora Gustavo Pili, 1975.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.

OLIVEIRA, D. Planejamento estratégico, conceitos, metodologia e praticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Edit. Edgard Blücher, 2008.

QUARANTE, Danielle. Diseño Industrial: elementos introductorios. Barcelona: Ediciones CEAC, 1992. v.1.

RIBEIRO, Hélcio Pupo. Artes industriais: do rococó ao funcionalismo industrial. Bauru: Javoli, 1985.

SCHULMANN, Denis. O Desenho Industrial. Campinas: Papirus Editora, 1994.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: RioBooks, 2007.

TAMBINI, Michael. O design do século. São Paulo: Ática, 1997.

THONET CHAIR. Disponível em: http://alltimmedesign.blogspot.com/2009_11_01_. Acesso em: jun 2011.

WALLACE, David. Introdução ao Design. Disponível em: http://users.skydome.net/ WALLACEDAVID/introd.htm. Acesso em: maio 2002.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Demarchi, A. P. P., Fornasier, C. B. R., & Martins, R. F. de F. (2011). A Gestão de Design humanizada pelo Design thinking a partir de relações conceituais. Projetica, 2(1), 19–36. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p19

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.