A Gestão do Design no gerenciamento do processo de novos produtos: Design Estratégico, Propriedade Intelectual e Certificação aplicados em um brinquedo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22Palavras-chave:
Gestão do Design, Propriedade Intelectual, Planejamento de Novos ProdutosResumo
Este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de novos produtos, para um brinquedo de cunho pedagógico, com base na Gestão de Design e nos direitos da propriedade intelectual. De natureza exploratória, possui como metodologia, entrevistas e uma abordagem a respeito das leis do direito de propriedade, e de certificação de produtos. Apresenta como resultado, a proposição de ações para a Gestão de Design do brinquedo pedagógico, por meio de um modelo visual de planejamento de projetos, e as respectivas ações cabíveis a fim de validar um novo produto com proteção legal a garantir sua legitimidade.
Downloads
Referências
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CUNHA, Frederico Carlos da. A Proteção Legal do Design: propriedade industrial. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.
HARRISON, Tony. Manual do Gestor de Produto. Presença, 1990.
IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2005.
LIMA, João Ademar de Andrade. Curso de propriedade intelectual para designers. João Pessoa: Idéia, 2001.
KIM,W.Chan. A estratégia do Oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. ; tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
MAGALHÃES, C. Design estratégico: integração e ação do Design Industrial. Estudos em Design, v. 3, n. 1, p. 15-27, Jul. 1997.
MARTINS, R. F. F.; MERINO, Eugenio Andrés Dias. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.
NEWTON, Richard. O gestor de projetos; tradução: Daniel Vieira, São Paulo: Pearsons Prentice Hall, 2011.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design; tradução Itiro Iida; São Paulo: Editora Blucher, 2007.
PULHMAN, Angela Cristina Azanha. Noções gerais sobre proteção de tecnologia e produtos: versão inventor; textos Claudio Fuentes Moreira. São Paulo: Instituto de pesquisas Tecnológicas, 2004.
SILVEIRA, Newton. Propriedade industrial, direito do autor, software, cultivares, nome empresarial. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
VIEIRA. Alexandre Júnior Franco. Brinquedo para auxiliar o desenvolvimento psicomotor infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design e Moda) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.