A Gestão do Design no gerenciamento do processo de novos produtos: Design Estratégico, Propriedade Intelectual e Certificação aplicados em um brinquedo pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22

Palavras-chave:

Gestão do Design, Propriedade Intelectual, Planejamento de Novos Produtos

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de novos produtos, para um brinquedo de cunho pedagógico, com base na Gestão de Design e nos direitos da propriedade intelectual. De natureza exploratória, possui como metodologia, entrevistas e uma abordagem a respeito das leis do direito de propriedade, e de certificação de produtos. Apresenta como resultado, a proposição de ações para a Gestão de Design do brinquedo pedagógico, por meio de um modelo visual de planejamento de projetos, e as respectivas ações cabíveis a fim de validar um novo produto com proteção legal a garantir sua legitimidade.

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Biografia do Autor

Alexandre Franco Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Gestão Estratégica de Design pela Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina .

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

Vieira, A. F., & Martins, R. F. de F. (2012). A Gestão do Design no gerenciamento do processo de novos produtos: Design Estratégico, Propriedade Intelectual e Certificação aplicados em um brinquedo pedagógico. Projetica, 3(1), 22–37. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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