O Processo de Desenvolvimento de Produtos de Moda baseado no Design Thinking um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p51Palavras-chave:
Processo de desenvolvimento de produtos, Indústria de confecção, Design thinking.Resumo
O presente artigo trata do processo de desenvolvimento de produtos de moda, um processo que está diante de mudanças velozes e constantes troca de informações. Perante esse cenário, uma abordagem se destaca: o design thinking. Com isso, este artigo pretende estruturar e sugerir melhorias ao processo de desenvolvimento de produtos de uma indústria de confecção, baseado no Design Thinking. Para tanto foi feito o diagnóstico do processo de desenvolvimento de produtos e uma proposta de intervenção com o intuito de fortalecer os pontos fracos identificados por meio da análise realizada.Downloads
Referências
COOPER, Rachel, JUNGINGER, Sabine, LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking and design management: A research and practice perspective. In LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.
DEMARCHI, A. P. P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010, 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
DEMARCHI, Ana P., FORNASIER, Cleuza, MARTINS, Rosane. Processo de Gestão Estratégica de Design com a Abordagem de Design Thinking: Estudo de Caso Coasol. In: Design Management, 2012. Barcelona.
EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. A Gestão de Design como Ferramenta Estratégica para MPES do Vestuário de Moda. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.
JORDAN, Marisa Beatriz Poletto. Processo de desenvolvimento de produto: um estudo para a indústria têxtil. Porto Alegre, 2004. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009. 285 p.
MARTIN, R. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.
MONTEMEZZO, Maria Celeste F. S. Diretrizes Metodológicas para o Projeto de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico. 2003. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.
MONTEMEZZO, Maria Celeste F. S. A Síntese Visual como Ferramenta Projetual para a Concepção de Produtos de Moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4, 2007. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo, Cultrix, Editora Universidade de São Paulo, 1975.
ROZENFELD, H. et. Al. Gestão do Desenvolvimento de Produtos - Uma referência para a melhoria do processo. Ed. Saraiva, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





