Considerações sobre o elemento objetivo da lesão contratual no Código Civil de 2002

Autores/as

  • Adauto de Almeida Tomaszewski Universidade Estadual de Londrina
  • Celito De Bona Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p281

Palabras clave:

Lesão Contratual, elemento objetivo, parâmetros, agir prudencial.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca do elemento objetivo do instituto da lesão contratual, esculpida no art. 157 do Código Civil de 2002. Trata-se de instituto não previsto no Código de 1916, mas restaurado no atual, embora seu ressurgimento não se deva a este. Não obstante possuir elementos subjetivos, apenas será analisado seu elemento objetivo, acerca da ponderação subjetiva sobre o quanto deve ser considerado uma manifesta desproporção entre as prestações opostas, chamando a atenção para a importante atuação do magistrado pelo seu agir prudencial.

Biografía del autor/a

Adauto de Almeida Tomaszewski, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina/PR; Doutor em Direito Pela PUC/SP; professor dos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em Direito na UEL; professor dos cursos de Graduação e Especialização em Direito da PUC/PR – Campus Londrina/PR; professor do Curso de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da UNIPAR – Campus sede Umuarama/PR; autor de diversas obras e artigos jurídicos.

Celito De Bona, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA

Especialista lato sensu em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Paranaense – UNIPAR/Toledo; especialista lato sensu em Filosofia do Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; professor da graduação em Direito no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Tomaszewski, A. de A., & De Bona, C. (2009). Considerações sobre o elemento objetivo da lesão contratual no Código Civil de 2002. Scientia Iuris, 13, 281–304. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p281

Número

Sección

Artigos