A revolução ecojurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2022v26n3p199-201

Palavras-chave:

Direito, Ecologia, Natureza, Ecologia do direito

Resumo

O objetivo da presente resenha é proceder a uma apresentação compendiada da obra “A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade”, escrita em coautoria pelo físico austríaco Fritjof Capra e pelo jurista italiano Ugo Mattei. Em dez sucintos capítulos, os autores exercitam uma argumentação em prol de uma “revolução ecojurídica”, que passa por assumir o próprio direito como um common, um bem comum. Hoje, restaria o direito ainda por incorporar uma mudança paradigmática já operada na ciência, a passagem da visão do mundo como máquina para a visão do mundo como rede de comunidades ecológicas. A obra lança luz sobre a relação (hoje incontornável) entre direito e ecologia, estimulando a emergência de um novo direito. Constitui mais um expediente valoroso para o tratamento do tema.

Palavras-chave: Direito. Ecologia. Natureza. Ecologia do direito.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UEL. Pós-graduado em Filosofia Política e Jurídica pela UEL. Mestre em Administração pela UEL. Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Departamento de Administração da UEL, com atuação na graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Referências

CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2018.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Lebbos Favoreto, R. (2022). A revolução ecojurídica. Scientia Iuris, 26(3), 199–201. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2022v26n3p199-201

Edição

Seção

Resenhas