Os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p363Palavras-chave:
Serviço de referência, Biblioteca universitária, Gestão de serviços em bibliotecasResumo
Introdução: os serviços de referência modificam-se a partir da introdução das tecnologias da informação e da comunicação no meio acadêmico. Desde seu surgimento, no final do século XIX, ocorreram grandes mudanças, principalmente quando nos referimos ao acesso à enorme gama de dados e informações disponíveis. O artigo aborda conceitos de serviços de referência e retrata os serviços de referência nas bibliotecas universitárias brasileiras.Objetivo: caracterização dos bibliotecários de referência brasileiros e do meio no qual ocorrem os serviços de referência.
Metodologia: integra elementos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para recolha de dados, fez-se uso do inquérito por questionário, elaborado e disponibilizado em meio digital à 40 bibliotecários atuantes em serviços de referência de bibliotecas universitárias brasileiras.
Resultados: revelam uma maioria, feminina, com idades entre 35 e 40 anos, pós-graduadas há no máximo dez anos, com formação superior em Biblioteconomia atuando em biblioteca universitária há, no máximo, dez anos, e em serviços de referência há, no máximo, cinco anos, ligadas a alguma biblioteca central ou sistema de bibliotecas e que buscam a capacitação contínua, em cursos, treinamentos e eventos na área em que atua. Os serviços de referência ocorrem em meio digital e presencial, as principais fontes informacionais são o periódico, as teses e as dissertações, disponibilizadas e acessadas por meio dos recursos informacionais e o portal de periódicos eletrônicos e bases de dados, principalmente pelas áreas da saúde e biológicas. O processo de comunicação para a transação de referência ocorre predominantemente com a utilização de e-mail e telefone fixo. As redes sociais são utilizadas pela maioria das bibliotecas, sendo o Facebook e o Twitter as mais empregadas, principalmente na divulgação de produtos e serviços. A comunicação é realizada por bibliotecários, prevalecendo-se da língua portuguesa.
Conclusões: os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras estão em plena expansão, tecnologias estão sendo inseridas à prática bibliotecária e os bibliotecários estão em busca de qualificação profissional com vistas a melhoria dos serviços que ofertam nas bibliotecas que atuam.
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