Os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p363

Palavras-chave:

Serviço de referência, Biblioteca universitária, Gestão de serviços em bibliotecas

Resumo

Introdução: os serviços de referência modificam-se a partir da introdução das tecnologias da informação e da comunicação no meio acadêmico. Desde seu surgimento, no final do século XIX, ocorreram grandes mudanças, principalmente quando nos referimos ao acesso à enorme gama de dados e informações disponíveis. O artigo aborda conceitos de serviços de referência e retrata os serviços de referência nas bibliotecas universitárias brasileiras.
Objetivo: caracterização dos bibliotecários de referência brasileiros e do meio no qual ocorrem os serviços de referência.
Metodologia: integra elementos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para recolha de dados, fez-se uso do inquérito por questionário, elaborado e disponibilizado em meio digital à 40 bibliotecários atuantes em serviços de referência de bibliotecas universitárias brasileiras.
Resultados: revelam uma maioria, feminina, com idades entre 35 e 40 anos, pós-graduadas há no máximo dez anos, com formação superior em Biblioteconomia atuando em biblioteca universitária há, no máximo, dez anos, e em serviços de referência há, no máximo, cinco anos, ligadas a alguma biblioteca central ou sistema de bibliotecas e que buscam a capacitação contínua, em cursos, treinamentos e eventos na área em que atua. Os serviços de referência ocorrem em meio digital e presencial, as principais fontes informacionais são o periódico, as teses e as dissertações, disponibilizadas e acessadas por meio dos recursos informacionais e o portal de periódicos eletrônicos e bases de dados, principalmente pelas áreas da saúde e biológicas. O processo de comunicação para a transação de referência ocorre predominantemente com a utilização de e-mail e telefone fixo. As redes sociais são utilizadas pela maioria das bibliotecas, sendo o Facebook e o Twitter as mais empregadas, principalmente na divulgação de produtos e serviços. A comunicação é realizada por bibliotecários, prevalecendo-se da língua portuguesa.
Conclusões: os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras estão em plena expansão, tecnologias estão sendo inseridas à prática bibliotecária e os bibliotecários estão em busca de qualificação profissional com vistas a melhoria dos serviços que ofertam nas bibliotecas que atuam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra - UC

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra - UC

Referências

ACCART, J.-P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

ARAÚJO, E. A.; DIAS, G. A. A atuação profissional do bibliotecário no contexto da sociedade de informação: os novos espaços de informação. In: OLIVEIRA, M. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 111-122.

ARELLANO, M. A. M. Serviços de referência virtual. Ciência da Informaçao, Brasília, v. 30, n. 2, p. 7–15, 2001.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei no 4.084, 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4084.htm

CARVALHO, L. M.; SILVA, A. M. Impacto das tecnologias digitais nas bibliotecas universitárias: reflexôes sobre o tema. Informacao & Sociedade: estudos, João Pessoa, p. 125–132, 2009.

CUNHA, M. B. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71–89, 2000.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 23–35, jan./ abr., 2003, Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em: 25 nov. 2020.

ESCOBAR, H. Universidades brasileiras devem promover internacionalização, valorizar mérito, flexibilizar regras e reduzir burocracia se quiserem chegar à elite do ensino superior. Unicamp, Campinas, out. 2013.

FIGUEIREDO, N. M. Textos avançados em referência e informação. São Paulo: Polis, 1996.

GREEN, S. S. Personal relations between librarians and readers. Library Journal, [S.l.], v. 1, p. 74–81, 1876.

GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.

JANES, J.; CARTER, D.; MEMMOTT, P. Digital reference services in academic libraries. Reference & Users Services Quarterly, [S.l.], v. 39, n. 2, 1999.

JOHNSON, C. M. Online Chat Reference: survey results from affiliates of two universities. Reference & Users Services Quarterly, [S.l.], v. 43, n.3, p. 237–247, 2004.

LOPES, MARILI. I . ; SILVA, E. L. As bibliotecas universitárias e a mediação da informação na comunicação científica. SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais […] Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http://www.snbu2006.ufba.br/soac/ viewabstract.php?id=87

MERLO-VEGA, J.-A. Referencia digital: concepto, tecnologías e implementación en centros de información. El Profesional de la Informacion, [S.l.], v. 18, n. 6, p. 589–600, nov. 2009.

MESQUITA, A. G. Serviços de referência: do tradicional ao digital nas bibliotecas dos Institutos Politécnicos públicos em Portugal. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2011.

MORAN, C. The utility of digital reference services in academic libraries : an annotated bibliography. INFO522: Information Access & Resources. Drexel University, USA, 2010. Disponível em: http://www.pages.drexel.edu/~cem325/docs/ab.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

MOTA, A. R. S; BORGES, M. M. Os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC 2019, 9., 2019, Barcelona. Anais […] Barcelona: Universidade de Barcelona, 2019. Disponível em: 10.31219/osf.io/6y5aw. Acesso em: 25 nov. 2020.

MOTA, F. R. L.; OLIVEIRA, M. In: OLIVEIRA, M. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

NASSI-CALÒ, L. Autores cujo idioma nativo não é o inglês e editores, avaliam dificuldades e desafios para publicar em periódicos internacionais. SciELO em Perspectiva, [S.l.], 2014.

PRENSKY, M. Digital Natives , Digital Immigrants. On the Horizon, [S.l.], v. 9, n. 5, 2001.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, E. L.; LOPES, M. I. A internet, a mediação e a desintermediação da informação. DataGrama Zero: Revista de Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2011.

TARAPANOFF, K.; SUAIDEN, E.; OLIVEIRA, C. L. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 5, p. 1–11, 2002.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional – bases históricas e conceituais : construindo significados. Ciência da Informaçao, Brasília v. 38, n. 3, p. 130–141, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Mota, A. R. S., & Borges, M. M. (2021). Os serviços de referência em bibliotecas universitárias brasileiras. Informação & Informação, 26(1), 363–390. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p363

Edição

Seção

Artigos