O impacto das mudanças do X (Twitter) e a experiência do usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p216

Palavras-chave:

Experiência do Usuário, UX, Mídias sociais., Twitter, X

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama geral da experiência de usuário com foco nas principais mudanças feitas no X (Twitter).
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, que considerou as mudanças feitas no X (Twitter) de Outubro/2022 até Julho/2023, utilizando técnicas de observação para acompanhá-las.
Resultados: Dentre as principais mudanças identificadas, estão o a troca de nome da mídia social, o X Premium (Twitter Blue), a verificação, alguns dados métricos, a navegação do site, e o aumento de caracteres.
Conclusões: Entende-se que muitas mudanças aconteceram em pouco tempo o que gerou estranhamento por parte dos usuários e pouca aos novos serviços. Ainda, algumas delas precisam ser melhoradas ou reavaliadas. No entanto entende-se também certas modificações podem facilitar o cotidiano dos usuários na mídia social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em  Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil. 

Cecilio Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

Referências

ALMEIDA, M. dos S. de; NEVES, H. D. A. Branding e experiência digital: redesign interativo para o website da Lola Cosmetics. Revista Poliedro, Pelotas, v. 3, n. 3, p. 182–204, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1399. Acesso em: 2 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.182-204.1399

ALMENARA, I. X | Twitter muda de logo e começa a virar "superapp" de Elon Musk. CanalTech. 24 jul. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/x-twitter-muda-de-logo-e-comeca-a-virar-superapp-de-elon-musk-256916/. Acesso em: 2 jun. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241-210: ergonomia da interação humano-sistema - parte 210: projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro, 2011.

BERGSTROM, J. R., SCHALL. A. J. Eye tracking in user experience design. Waltham: Morgan Kaufmann, 2014.

BORBA, R. J. V. Design de Experiência do Usuário: uma abordagem na ciência da informação. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34950. Acesso em: 18 jan. 2023.

BORBA, V. U.; AFFONSO, E. P.; SANT’ANA, R. C. G. Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI. Informação & Tecnologia, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 21-34, 2017. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/37582. Acesso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582

CARVALHO, T. Twitter: veja mudanças polêmicas que Elon Musk deve fazer no microblog. TechTudo, [S. l.], 13 jan. 2023. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2023/01/twitter-veja-mudancas-polemicas-que-elon-musk-deve-fazer-no-microblog.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2023.

CASTILLO, C. del. Twitter de pago, segundo intento: la hora de la verdad para Elon Musk. elDiario.es. 3 abr. 2023. Disponível em: https://www.eldiario.es/tecnologia/twitter-pago-segundo-hora-elon-musk_1_10084906.html. Acesso em: 3 abr. 2023.

CIRIACO, D. Twitter troca de ícone pelo logo da Dogecoin e criptomoeda valoriza. CanalTech. 3 abr. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/twitter-troca-de-icone-pelo-logo-da-dogecoin-e-criptomoeda-valoriza-245380/#Echobox=1680547836. Acesso em: 3 abr. 2023.

COUTINHO, D. Twitter 2.0: as mudanças que Elon Musk quer para a rede. Showmetech, [S. l.], 6 dez. 2022. Disponível em: https://www.showmetech.com.br/novos-recursos-do-twitter-que-chegam-com-elon-musk/. Acesso em: 20 jan. 2023.

DESMET, P.; HEKKERT, P. Framework of Product Experience. International Journal of Design. Taipei City, v. 1, n.1, p. 57-66, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235700959_Framework_of_Product_Experience. Acesso em: 30 jan. 2023.

FORBES tech. Os erros e acertos de Musk dois meses após a mudança de nome do Twitter. 5 out. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/10/erros-e-acertos-de-elon-musk-dois-meses-apos-a-mudanca-de-nome-do-twitter/. Acesso em: 2 jun. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008

GOMES, F. Número de pessoas. São Paulo, 22 dez. 2022. Twitter: @1fabiogomes. Disponível em: https://twitter.com/1fabiogomes/status/1606076370366480384. Acesso em: 28 jan. 2023.

HASSENZAHL, M. The Thing and I: understanding the relationship between user and product. In: BLYTHE, M. A.; OVERBEEKE, K.; MONK, A. F.; WRIGHT, P. C. (ed). Funology. Dordrecht: Springer, 2003. DOI https://doi.org/10.1007/1-4020-2967-5_4. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/1-4020-2967-5_4. Acesso em: 29 jan. 2023.

HAUSTEIN, S. Scholarly twitter metrics. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Springer handbook of science and technology indicators. Springer: Cham, 2018. p. 729-760. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1806.02201. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_28

KEMP, S. Digital 2022: another year of bumper growth. We are Social. 2022. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/. Acesso em: 26 jan. 2023.

KEMP, S. The changing world of digital in 2023. We are Social. 2023. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/the-changing-world-of-digital-in-2023/. Acesso em: 27 jan. 2023.

KING, S. Twitter Blue. 20 Apr. 2023. Twitter: @StephenKing. Disponível em: https://x.com/StephenKing/status/1649147510525423626. Acesso em: 20 jun. 2023.

MACHADO, C. V.; VICENTE, V. Twitter e Elon Musk: da liberdade de expressão à moderação de conteúdo. JOTA. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/tecnologia-cultura-digital/twitter-e-elon-musk-da-liberdade-de-expressao-a-moderacao-de-conteudo-05052022. Acesso em: 10 jan. 2023.

MOGNON, M. 8 mudanças que Elon Musk pode fazer no Twitter. Techmundo, [S. l.], 28 out. 2022. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/253546-8-mudancas-elon-musk-fazer-twitter.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.

MORVILLE, P. User Experience Design. Semantic Studios. 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 29 jan. 2023.

MUSK, E. Detalhes. 20 jan. 2023b. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1616533691156819968. Acesso em: 27 jan. 2023.

MUSK, E. Enquete direção. 18 dez. 2022b. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1604617643973124097. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUSK, E. Enquete Donald Trump. 18 Nov. 2022. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1593767953706921985. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUSK, E. Liberdade de Expressão. 26 Apr. 2022a. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1519036983137509376. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUSK, E. Navegação. 20 Dec. 2022d. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1605330848714481664. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUSK, E. Shatner, LeBron e King. 20 Apr. 2023a. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1649211324344201218?s=20. Acesso em: 20 jun. 2023.

MUSK, E. X. 23 jul. 2023c. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1682978324375543808. Acesso em: 23 jul. 2023.

RODAS, C. M.; MARCOS, M. C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Tecnologia de eye tracking em user experience. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO, POLÍTICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO – ENGI. 2014, Goiânia. Anais [...]. ENGI: Goiás, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/141461. Acesso em: 20 jan. 2023.

RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G.; MONTEIRO, S. D. Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 37-50, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28697. Acesso em: 27 jan. 2023.

SPANGLER, T. Musk’s Twitter Rebranding as X Is Off to a Confusing, Haphazard Start. Variety, [S. l.], 24 jul. 2023. Disponível em: https://variety.com/2023/digital/news/twitter-rebranding-x-logo-1235678381/. Acesso em: 20 jan. 2023.

SPROUTSOCIAL. Microblog. 2023. Disponível em: https://sproutsocial.com/pt/glossary/microblog/. Acesso em: 10 jan. 2023.

TORINO, E.; BRITO, J. F.; RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. A relação entre arquitetura da informação e experiência do usuário sob a ótica dos pesquisadores da ciência da informação brasileira. BIBLOS, Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/13769. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.13769

TWITTER. About. 2023a. Disponível em: https://about.twitter.com/en/who-we-are/our-company. Acesso em: 10 jan. 2023.

TWITTER. Aumento de caracteres. 8 Feb. 2023c. Twitter: @premium. Disponível em: https://x.com/premium/status/1623411400545632256. Acesso em: 20 jan. 2023.

TWITTER. Sobre o X Premium. X (Twitter), [S. l.], c2023. Disponível em: https://help.x.com/pt/using-x/x-premium. Acesso em: 20 jan. 2023.

TWITTER. Twitter Blue. 2023b. Disponível em: https://help.twitter.com/en/using-twitter/twitter-blue. Acesso em: 10 jan. 2023.

VALENTIM, N. M. C.; SILVA, W.; CONTE, T. Avaliando a experiência do usuário e a usabilidade de um aplicativo web móvel: um relato de experiência. In: IBERO-AMERICAN CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING (Cibse), 18., 2015. Anais [...]. Lima: CIBSE, 2015. Disponível em: https://eventos.spc.org.pe/cibse2015/pdfs/07_IT15.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

VEJA o que mudou no Twitter desde a venda para Elon Musk. Yahoo Noticias, [S. l., 2021]. Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/veja-o-que-mudou-no-twitter-desde-a-venda-para-elon-musk-164831021.html. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

Delbianco, N. R., & Rodas, C. M. (2024). O impacto das mudanças do X (Twitter) e a experiência do usuário. Informação & Informação, 28(4), 216–240. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p216