O impacto das mudanças do X (Twitter) e a experiência do usuário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p216Palavras-chave:
Experiência do Usuário, UX, Mídias sociais., Twitter, XResumo
Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama geral da experiência de usuário com foco nas principais mudanças feitas no X (Twitter).
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, que considerou as mudanças feitas no X (Twitter) de Outubro/2022 até Julho/2023, utilizando técnicas de observação para acompanhá-las.
Resultados: Dentre as principais mudanças identificadas, estão o a troca de nome da mídia social, o X Premium (Twitter Blue), a verificação, alguns dados métricos, a navegação do site, e o aumento de caracteres.
Conclusões: Entende-se que muitas mudanças aconteceram em pouco tempo o que gerou estranhamento por parte dos usuários e pouca aos novos serviços. Ainda, algumas delas precisam ser melhoradas ou reavaliadas. No entanto entende-se também certas modificações podem facilitar o cotidiano dos usuários na mídia social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. dos S. de; NEVES, H. D. A. Branding e experiência digital: redesign interativo para o website da Lola Cosmetics. Revista Poliedro, Pelotas, v. 3, n. 3, p. 182–204, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1399. Acesso em: 2 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.182-204.1399
ALMENARA, I. X | Twitter muda de logo e começa a virar "superapp" de Elon Musk. CanalTech. 24 jul. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/x-twitter-muda-de-logo-e-comeca-a-virar-superapp-de-elon-musk-256916/. Acesso em: 2 jun. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241-210: ergonomia da interação humano-sistema - parte 210: projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro, 2011.
BERGSTROM, J. R., SCHALL. A. J. Eye tracking in user experience design. Waltham: Morgan Kaufmann, 2014.
BORBA, R. J. V. Design de Experiência do Usuário: uma abordagem na ciência da informação. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34950. Acesso em: 18 jan. 2023.
BORBA, V. U.; AFFONSO, E. P.; SANT’ANA, R. C. G. Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI. Informação & Tecnologia, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 21-34, 2017. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/37582. Acesso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582
CARVALHO, T. Twitter: veja mudanças polêmicas que Elon Musk deve fazer no microblog. TechTudo, [S. l.], 13 jan. 2023. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2023/01/twitter-veja-mudancas-polemicas-que-elon-musk-deve-fazer-no-microblog.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2023.
CASTILLO, C. del. Twitter de pago, segundo intento: la hora de la verdad para Elon Musk. elDiario.es. 3 abr. 2023. Disponível em: https://www.eldiario.es/tecnologia/twitter-pago-segundo-hora-elon-musk_1_10084906.html. Acesso em: 3 abr. 2023.
CIRIACO, D. Twitter troca de ícone pelo logo da Dogecoin e criptomoeda valoriza. CanalTech. 3 abr. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/twitter-troca-de-icone-pelo-logo-da-dogecoin-e-criptomoeda-valoriza-245380/#Echobox=1680547836. Acesso em: 3 abr. 2023.
COUTINHO, D. Twitter 2.0: as mudanças que Elon Musk quer para a rede. Showmetech, [S. l.], 6 dez. 2022. Disponível em: https://www.showmetech.com.br/novos-recursos-do-twitter-que-chegam-com-elon-musk/. Acesso em: 20 jan. 2023.
DESMET, P.; HEKKERT, P. Framework of Product Experience. International Journal of Design. Taipei City, v. 1, n.1, p. 57-66, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235700959_Framework_of_Product_Experience. Acesso em: 30 jan. 2023.
FORBES tech. Os erros e acertos de Musk dois meses após a mudança de nome do Twitter. 5 out. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/10/erros-e-acertos-de-elon-musk-dois-meses-apos-a-mudanca-de-nome-do-twitter/. Acesso em: 2 jun. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008
GOMES, F. Número de pessoas. São Paulo, 22 dez. 2022. Twitter: @1fabiogomes. Disponível em: https://twitter.com/1fabiogomes/status/1606076370366480384. Acesso em: 28 jan. 2023.
HASSENZAHL, M. The Thing and I: understanding the relationship between user and product. In: BLYTHE, M. A.; OVERBEEKE, K.; MONK, A. F.; WRIGHT, P. C. (ed). Funology. Dordrecht: Springer, 2003. DOI https://doi.org/10.1007/1-4020-2967-5_4. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/1-4020-2967-5_4. Acesso em: 29 jan. 2023.
HAUSTEIN, S. Scholarly twitter metrics. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Springer handbook of science and technology indicators. Springer: Cham, 2018. p. 729-760. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1806.02201. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_28
KEMP, S. Digital 2022: another year of bumper growth. We are Social. 2022. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/. Acesso em: 26 jan. 2023.
KEMP, S. The changing world of digital in 2023. We are Social. 2023. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/the-changing-world-of-digital-in-2023/. Acesso em: 27 jan. 2023.
KING, S. Twitter Blue. 20 Apr. 2023. Twitter: @StephenKing. Disponível em: https://x.com/StephenKing/status/1649147510525423626. Acesso em: 20 jun. 2023.
MACHADO, C. V.; VICENTE, V. Twitter e Elon Musk: da liberdade de expressão à moderação de conteúdo. JOTA. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/tecnologia-cultura-digital/twitter-e-elon-musk-da-liberdade-de-expressao-a-moderacao-de-conteudo-05052022. Acesso em: 10 jan. 2023.
MOGNON, M. 8 mudanças que Elon Musk pode fazer no Twitter. Techmundo, [S. l.], 28 out. 2022. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/253546-8-mudancas-elon-musk-fazer-twitter.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.
MORVILLE, P. User Experience Design. Semantic Studios. 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 29 jan. 2023.
MUSK, E. Detalhes. 20 jan. 2023b. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1616533691156819968. Acesso em: 27 jan. 2023.
MUSK, E. Enquete direção. 18 dez. 2022b. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1604617643973124097. Acesso em: 20 jan. 2023.
MUSK, E. Enquete Donald Trump. 18 Nov. 2022. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1593767953706921985. Acesso em: 20 jan. 2023.
MUSK, E. Liberdade de Expressão. 26 Apr. 2022a. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1519036983137509376. Acesso em: 20 jan. 2023.
MUSK, E. Navegação. 20 Dec. 2022d. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://twitter.com/elonmusk/status/1605330848714481664. Acesso em: 20 jan. 2023.
MUSK, E. Shatner, LeBron e King. 20 Apr. 2023a. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1649211324344201218?s=20. Acesso em: 20 jun. 2023.
MUSK, E. X. 23 jul. 2023c. Twitter: @elonmusk. Disponível em: https://x.com/elonmusk/status/1682978324375543808. Acesso em: 23 jul. 2023.
RODAS, C. M.; MARCOS, M. C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Tecnologia de eye tracking em user experience. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO, POLÍTICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO – ENGI. 2014, Goiânia. Anais [...]. ENGI: Goiás, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/141461. Acesso em: 20 jan. 2023.
RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G.; MONTEIRO, S. D. Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 37-50, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28697. Acesso em: 27 jan. 2023.
SPANGLER, T. Musk’s Twitter Rebranding as X Is Off to a Confusing, Haphazard Start. Variety, [S. l.], 24 jul. 2023. Disponível em: https://variety.com/2023/digital/news/twitter-rebranding-x-logo-1235678381/. Acesso em: 20 jan. 2023.
SPROUTSOCIAL. Microblog. 2023. Disponível em: https://sproutsocial.com/pt/glossary/microblog/. Acesso em: 10 jan. 2023.
TORINO, E.; BRITO, J. F.; RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. A relação entre arquitetura da informação e experiência do usuário sob a ótica dos pesquisadores da ciência da informação brasileira. BIBLOS, Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/13769. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.13769
TWITTER. About. 2023a. Disponível em: https://about.twitter.com/en/who-we-are/our-company. Acesso em: 10 jan. 2023.
TWITTER. Aumento de caracteres. 8 Feb. 2023c. Twitter: @premium. Disponível em: https://x.com/premium/status/1623411400545632256. Acesso em: 20 jan. 2023.
TWITTER. Sobre o X Premium. X (Twitter), [S. l.], c2023. Disponível em: https://help.x.com/pt/using-x/x-premium. Acesso em: 20 jan. 2023.
TWITTER. Twitter Blue. 2023b. Disponível em: https://help.twitter.com/en/using-twitter/twitter-blue. Acesso em: 10 jan. 2023.
VALENTIM, N. M. C.; SILVA, W.; CONTE, T. Avaliando a experiência do usuário e a usabilidade de um aplicativo web móvel: um relato de experiência. In: IBERO-AMERICAN CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING (Cibse), 18., 2015. Anais [...]. Lima: CIBSE, 2015. Disponível em: https://eventos.spc.org.pe/cibse2015/pdfs/07_IT15.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
VEJA o que mudou no Twitter desde a venda para Elon Musk. Yahoo Noticias, [S. l., 2021]. Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/veja-o-que-mudou-no-twitter-desde-a-venda-para-elon-musk-164831021.html. Acesso em: 20 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natalia Rodrigues Delbianco, Cecilio Merlotti Rodas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.