Deslumbre pela ética

o uso da contação de histórias para a compreensão da ética desde a fase pré-escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n1/2p21

Palavras-chave:

Contação de histórias, Ética, Ética para crianças, Mediação oral

Resumo

Objetivos: Refletir a contação de história como estratégia/recurso para o deslumbre sobre a Ética em crianças na fase pré-escolar.
Metodologia: Estudo teórico, de natureza básica, com abordagem qualitativa e tipologicamente exploratório e descritivo, sobre os conceitos de Ética em linhas interdisciplinares como reforço no processo de formação do pensamento crítico, moral e social da criança.
Resultado: Identifica-se a Ética como parte fundamental na formação de crianças desde a fase pré-escolar. Reconhece-se a contação de histórias como uma estratégia/recurso potencializador na abordagem da Ética para crianças, visto que a transmissão de conhecimento por meio de palavras, imagens, sons, etc., é um poderoso estímulo à imaginação e à noção de pertença.
Conclusão: O estudo aponta para a necessidade da disseminação da Ética desde os primeiros anos de vida para a promoção de uma sociedade melhor. Indica-se a contação de histórias para a apresentação da Ética às crianças e constata-se que esta estratégia/recurso auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Constantino, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Valdir de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Técnico em biblioteca da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Constantino, A. C., Aguiar, V. de, & Santos, J. C. dos. (2024). Deslumbre pela ética: o uso da contação de histórias para a compreensão da ética desde a fase pré-escolar. Informação@Profissões, 12(1/2), 21–43. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n1/2p21