Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas

Autores

  • Elisabete Costa da Silva Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC) https://orcid.org/0000-0003-1692-9386
  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p197

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Parâmetros para Biblioteca Escolar, Diagnóstico de Bibliotecas, Práticas Educativas

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Explora a temática da biblioteca escolar enquanto espaço educativo e de suporte pedagógico ao trabalho em parceria de professores com bibliotecários; trazendo o contexto das escolas públicas municipais de Vacaria, interior do estado do Rio Grande do Sul. 
Objetivo: Diagnosticar como se configuram essas bibliotecas escolares em relação aos seus espaços e serviços, bem como às práticas educativas voltadas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 
Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo, tipo exploratória, com abordagem qualitativa, cujo corpus investigativo é constituído por 11 escolas públicas de Vacaria (RS). As quais são analisadas com base na Resolução n.º 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia, dos Parâmetros para bibliotecas escolares (CFB; GEBE, 2010) e das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referenciais teóricos. 
Resultados: Apurou-se que as 11 escolas contam com espaço para a biblioteca, seis delas possuem acervo considerado exemplar (com quatro títulos por aluno). Há interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos por meio de capacitação para melhor utilizar a biblioteca escolar. Contudo, verificou-se que as bibliotecas investigadas necessitam se adequar aos parâmetros normativos analisados. 
Conclusões: Foi possível conhecer o cenário educacional do município de Vacaria referente à biblioteca escolar – número de escolas com presença de bibliotecas, profissionais, recursos tecnológicos, estrutura, serviços, utilização da biblioteca e percepções da comunidade escolar sobre ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Costa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC).

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

PhD in History from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Professor of the Graduate Program in Information Management at the University of the State of Santa
Catariana (UDESC).

Referências

BEDIN, J.; CHAGAS, M. T.; SENA, P. M. B. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 363-372, set./dez., 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1105/pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no País. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Projeto de Lei n. 9.484, de 06 de fevereiro de 2018. Altera a lei n.12.244, de 24 de maio de 2010. Brasília: Câmara dos Deputados Federal, 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2 167716. Acesso em: 28 mar. 2020.

CAMPELLO, B. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, set./dez., p. 28-37, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Resolução n. 220, de 13 de maio de 2020. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas escolares. Brasília: CFB, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3wENnO1. Acesso em: 14 mai. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: [s.n.], 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/366/o/padroesparabibliotecasescolares.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

CONSELHO REGONAL DE BIBLIOTECONOMIA. Biblioteca escolar modelo na Bienal Internacional do Livro. São Paulo: CRB8, 2018. Disponível em: http://www.crb8.org.br/biblioteca-escolar-modelo-na-bienal-internacional-dolivro-2018/. Acesso em: 23 abr. 2020.

DAS, L. H. Bibliotecas Escolares no século XXI: à procura de um caminho. Rede de Bibliotecas escolares Newsletter, Lisboa, n. 3, out. 2008. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/news/newsletter3/newsleter_n3_ficheiros/page0005.htm . Acesso em: 24. mar. 2020.

HILLESHEIM, A. I. de A.; FACHIN, G. R. B. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/340/403. Acesso em: 15 mar. 2020.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar: a biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos. Tradução de Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3ANyjB4. Acesso em: 11 abr. 2020.

IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Tradução de Rede de Bibliotecas Escolares. Portugal, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3k6K93v. Acesso em: 11 abr. 2020.

MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Porto Alegre: SEDUC/SEBE, [2019?]. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/sebe.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 03 mai. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Manual de procedimentos voltado à dinamização das bibliotecas escolares estaduais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEDUC/SEBE, 2014. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/sebe_manual_biblioteca.pdf. Acesso em: 03 mai. 2020

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

SILVA, Elisabete Costa da; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 197–217, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n2p197. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos