As relações entre os sujeitos e o compartilhamento da experiência: formações para implantação do projeto ‘Memórias de Paraisópolis’
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p206Palavras-chave:
Oficinas Intergeracionais, Mediação, NarrativasResumo
Introdução: O presente relato é parte de tese de Doutoramento intitulada: Oficinas Intergeracionais: saberes e fazeres da experiência, mediação cultural e significação.
Objetivo: Relata o processo de formação de educadoras para a implantação do projeto ‘Memórias de Paraisópolis’.
Metodologia: Estruturado em forma de relato, o presente texto apresenta as ações empreendidas para permitir os processos de enunciação das narrativas da experiência pelas educadoras.
Resultados: As ações para enunciação e socialização da experiência ressignificam as práticas empreendidas no contexto investigado.
Conclusões: Os registros aqui apresentados indicam que o projeto Memórias de Paraisópolis, buscou oferecer condições para que os sujeitos pudessem contar suas histórias, dando-lhes não apenas voz, mas também um espaço para socialização e partilha dessas vozes, inserindo-as em um contexto de formação e informação do qual o grupo de educadoras fazia parte
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, volume I).
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, E. Memória & sociedade: lembrança de velhos. Companhia das Letras: São Paulo, 1994.
BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
BOSI, E. Velhos amigos. São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
GOES, M. C. R. de. A construção de conhecimentos: examinando o papel do outro nos processos de significação. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 3, n. 2, ago. 1995 . Disponível em: https://bit.ly/3j0NKOr. acessos em 15 mar. 2015.
GOES, M. C. R. de. Os modos de participação do outro nos processos de significação do sujeito. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 1, n. 1, abr. 1993 . Disponível em: https://bit.ly/3j255X9. Acesso em 27 mar. 2014.
LURIA, A.R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (coletânea de textos). São Paulo: Ícone, 1988. p. 21-38.
PINO, Angel L.B. Processos de significação e constituição do sujeito. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 1, n. 1, abr. 1993 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 389X1993000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 15 mar. 2015.
PINO, Angel L.B. Processos de significação e constituição do sujeito. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 1, n. 1, abr. 1993 . Disponível em: https://bit.ly/3BWPbpK. Acessos em 15 mar. 2015.
VAN DER VEER, R. ; VALSINER, J.. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 2014.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p.103-118.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, L.S. Concrete Human Psychology. Psikhologiya, 1986, n. 1, pp. 51- 64. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/mca/Paper/Vygotsky1986b.pdf. Acesso em: 21 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.