Inbound marketing en bibliotecas universitarias: nuevas formas de mediación de la información

Autores/as

  • Janaina Carla Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' http://orcid.org/0000-0003-1833-911X

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32

Palabras clave:

Marketing en biblioteca, . Inbound marketing, Bibliotecas Universitarias, Mediación de la información

Resumen

Metodología: La investigación es de carácter básico y tipología exploratoria, emplea un enfoque cualitativo y sigue el esquema bibliográfico de la literatura especializada en Ciencias de la Información y Marketing, publicada en las principales bases de datos y fuentes de información, a saber: Portal de Periódicos da CAPES, Información Science Database (BRAPCI), Scielo y Google Scholar.
Resultados: Las estrategias de Inbound Marketing apoyan la interacción de las bibliotecas con sus usuarios de una manera más directa y efectiva y también son importantes para la mediación de la información.
Conclusiones: Conocer las estrategias de marketing contemporáneas, como el inbound marketing, permite la perspectiva de nuevas formas de mediación de la información para potenciar los productos y servicios de información de las BU.

Biografía del autor/a

Janaina Carla Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Especialista en MBA en Dirección de Marketing y Publicidad y Licenciado en Bibliotecología, ambos por la UEL. Técnico en Administración en Etec Sales Gomes - Centro Paula Souza - Tatuí / SP.

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

Doctor en Ciencias de la Información por la Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Catedrático de la Universidad Estatal de Londrina.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3hRrFRT. Acesso em: 18 abr. 2021.

AMARAL, S. A. Marketing e gerência de biblioteca. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 18, n. 2, p. 311-317, 1990. Disponível em: https://bit.ly/3hpu6vE. Acesso em: 18 abr. 2021.

BRASIL, C. A. S. Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/Rs. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3dYsEhN. Acesso em: 18 abr. 2021.

BRASILEIRO, F. S.; FREIRE, G. H. A. O marketing e a arquitetura da informação para web no contexto do processo de mediação da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. esp., p. 161-174, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2SVFc29. Acesso em: 18 abr. 2021.

CANECA, J. A. Qual é a diferença entre marketing de conteúdo e Inbound Marketing? 2015. Disponível em: https://bit.ly/3k9l4oH. Acesso em: 18 abr. 2021.

DAMIAN, I. P. M.; SILVA, R. C.; SANTOS NETO, J. A. Serviço de referência e informação no contexto da hibridez em bibliotecas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021007, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8664478. Disponível em: https://bit.ly/3dVhAlM. Acesso em: 18 abr. 2021.

FERREIRA, M. I. G. High tech/high touch: serviço de referência e mediação humana. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8., 2004, Estoril. Actas eletrónicas... Disponível em: https://bit.ly/36o19df. Acesso em: 18 abr. 2021.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec. 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2VgfUwt. Acesso em: 18 abr. 2021.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

LOPES, M.; SILVA, E. L. As bibliotecas universitárias e a mediação da informação na comunicação científica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais eletrônicos […]. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: https://bit.ly/36o22m4. Acesso em: 18 abr. 2021.

RESULTADOS DIGITAIS. Inbound Marketing. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3yAd9EB. Acesso em: 18 abr. 2021.

PRADO, J. M. K. O Foursquare em bibliotecas: um diferencial estratégico em marketing. Revista ACB, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 846-855, out. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3dSab6n. Acesso em: 18 abr. 2021.

PRADO, J. M. K.; CORREA, E. C. D. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, Set. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3xsWoLo. Acesso em: 18 abr. 2021.

PRADO, J. M. K.; PINTO, A. L. Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 53-68, set./dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3qWIFde. Acesso em: 18 abr. 2021.

RESENDE, E. S. O bibliotecário e a evolução do serviço de referência na biblioteca universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Febab, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3hIcgTI. Acesso em: 18 abr. 2021.

ROCHA, E. S. S.; RODRIGUES, R. M.; RODRIGUES, V. Marketing digital em bibliotecas digitais: um estudo sobre a aplicabilidade de ferramentas da Web 2.0. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos… Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em https://bit.ly/3hLNMZK. Acesso em: 18 abr. 2021.

ROCK CONTENT. Inbound marketing x outbound marketing: quem ganha? 2017. Disponível em: https://bit.ly/2UvoWpc. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS, R. R. Espaço virtual e a comunicação com os usuários para a mediação da informação: utilização pelas bibliotecas das universidades federais e estaduais brasileiras. 2012. 248f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador. Dísponível em: https://bit.ly/2TRAenv. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS, R. R.; GOMES, H. F. Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação. Transinformação, Campinas, v. 26, n. 1, p. 39-50, jan/abr, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2VmYRJh. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Bibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 442-468, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3jW7PY4. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS NETO, J. A.; ZANINELLI, T. B. Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2633-2656, dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3hpSCwJ. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42. Disponível em: https://bit.ly/3k3hZGi. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVEIRA, J. G. Gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias: reflexões. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 126-141, ago. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3yzXo0n. Acesso em: 18 abr. 2021.

TREVISAN, G. L.; MONTEIRO, S. D. O marketing de conteúdo, o inbound marketing e suas confluências à ciência da informação. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2017, Londrina. Anais eletrônicos… Londrina: UEL, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3hQb4xw. Acesso em: 18 abr. 2021.

VARANDA, L. I. A. Inbound marketing: estudo sobre a percepção da credibilidade da fonte em comunidades online. 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) – ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/3269. Acesso em: 18 abr. 2021.

VAZ, G. A.; VENÂNCIO, R. P. Marketing, difusão, ação e mediação cultural em arquivos públicos. RACIn, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 01-29, jan./jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3AG4H8U. Acesso em: 18 abr. 2021.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Ferreira, J. C., & Santos Neto, J. A. dos. (2021). Inbound marketing en bibliotecas universitarias: nuevas formas de mediación de la información. Informação@Profissões, 10(1), 32–52. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32

Número

Sección

Artigos