Management of Knowledge applied to Education
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p170Keywords:
Knowledge management, Organizational intelligence, Intelligence managementAbstract
Objective: The study presents an analysis in a school organization and aims to present a knowledge management model applied to the unit.
Methodology: The methodology comprises bibliographical research, direct observation and collection using a questionnaire with the teaching staff of a school.
Results: As a result, the proposed model includes the necessary steps for the development of knowledge management in a systematic, explicit and applied way so that the development of organizational intelligence occurs.
Conclusions: It is concluded that one of the central factors in the development of knowledge management and intelligence within the organization in the school unit studied is the culture of the leaders and the individual will of those involved. Only in this way is it possible to close the cycle of knowledge and intelligence management in the organization, through the generation, transfer, retention and appropriation of this knowledge.
Downloads
References
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
CRONQUIST, B. Inteligência Organizacional; um conhecimento dinâmico criando atividade embutida nas rotinas organizacionais https://www.researchgate.net/publication/228486122_Organizational_Intelligence_a_dynamic_knowledge_creating_activity_embedded_in_organizational_routines, Acesso em 03/01/22.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
HABER-VEJA, A.; MÁS-BASNUEVO, A. Inteligencia organizacional: conceptos, modelos y metodologias. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.18, n.38, 2013. Acesso em: 20 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p1
JORGE, C.F.B; VALENTIM, M.L.P. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. Perspectivas em Ciência da Informação [online]. 2016, v. 21, n. 1 [Acessado 12 Janeiro 2022] , pp. 152-172. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533>. ISSN 1981-5344. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533
JORGE, C. F. B. Análise de fatores críticos na gestão do conhecimento e no processo de inteligência em organizações complexas. 2017. 511f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152376. Acesso em: 15 de jun. 2020.
JORGE, C. F. B.; VALENTIM, M. L. P.; SUTTON, M. J. Redes de conhecimento como estratégia de inovação na industrial alimentícia: um estudo de caso na Danilla Foods. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 30, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52248. Acesso em: 17 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248
MORIN, E; MOIGNE, J.L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 1999.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TONI, K. C. W.; ALVARES, L. M. A. R.. Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional. Informação & Informação, [S.l.], v. 21, n. 3, p. 228-257, abr. 2017. ISSN 1981-8920. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004 (Artigo em Web). Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php? cod=88>. Acesso em: 15 jul. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.