REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação

Authors

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-8346-2160
  • Lyvia Rocha de Jesus Araujo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p173

Keywords:

Recurso Educacional Aberto. Recurso de Informação. Fonte de Informação. Learning Object Metadata

Abstract

Objetivo: Discutir as manifestações dos recursos educacionais abertos (REA) nas bibliotecas, apresentar o método SPECC e o padrão de metadados IEEE LOM - Learning Object Metadata. Metodologia: Pesquisa de natureza exploratória e descritiva que utiliza pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa para a apresentação dos resultados. Resultados: Apresenta a importância dos processos de classificação e representação descritiva para a busca, acesso, uso e difusão dos recursos educacionais abertos. Conclusões: Conclui os processos de organização, classificação e representação de REA influenciam na recuperabilidade dos recursos nos catálogos virtuais e consequentemente na promoção, acesso e uso destes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO

Lyvia Rocha de Jesus Araujo, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

References

ARAUJO, L. R. J. REA em saúde: boas práticas para sua aplicação e o papel das bibliotecas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

ASAY, P. Free electronic resource classification rating. Cunningham memorial library, Indiana – EUA, 2011. Disponível em: http://library.indstate.edu/tools/freeschema/rating.html. Acesso em: 11 nov. 2019.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BEZERRA, M. A. C. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. CRB8 Digital, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9177. Acesso em: 5 ago. 2020.

DUTRA, Débora. Uma arquitetura de biblioteca digital de Aulas baseada no padrão IEE LOOM. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~mario.dantas/material.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.

EVANGELISTA, C. C. D. Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo dos aspectos relacionados à produção e ao uso. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13092018-145712/pt-br.php. Acesso em: 01 out. 2021.

HIRST, T. Open Educational Resources and the University Library Website, 2019. Disponível em: https://blog.ouseful.info/2019/08/10/open-educational-resources-and-the-university-library-website/. Acesso em: 20 set. 2021.

KLEYMEER, P.; KLEINMAN, M.; HANSS, T. Reaching the heart of the university: libraries and the future of OER. In: ANNUAL OPEN EDUCATION CONFERENCE, 7., 2010, Barcelona. Eletronic procedings [...]. Barcelona: Open Education, 2010. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/78006/ReachingtheHeartoftheUniversity-KleymeerKleinmanHanss.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 out. 2021.

KOOHANG, A.; KEITH, H. (Orgs.). Learning Objects and Instructional Design. 1 ed. Santa Rosa, California: Informing Science Press, 2007. v. 3, p. 253-280.

LJUBLJANA OER ACTION PLAN. Ljubljana OER Action Plan 2017. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/ljubljana_oer_action_plan_2017.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. 99 p.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO. OER Declaration. CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), 1., Paris, 1, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 6 jun. 2021.

OPEN TEXTBOOK NETWORK. Open Textbooks Matter. Disponível em: https://open.umn.edu/opentextbooks/about. Acesso em: 10 nov. 2020.

PÖTTKER, L. M. V.; FERNEDA, E.; MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A. Repositórios de objetos de aprendizagem: da arquitetura aos padrões de metadados para catalogação dos recursos educacionais. In: SEMINARIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/260/185. Acesso em: 5 jun. 2021.

PRUDENCIO, D. S.; BERNARDI, G.; BIOLCHINI, J. C. A. As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s.l], v. 16, p. 1-28, 2020. Acesso em: 15 jun. 2021.

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; DE LUCA PRETTO, Nelson. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA, 2012.

STACHOKAS, George. A new classification system for free electronic resources. Serials Review, [s.l], v. 38, p. 12-16, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00987913.2012.10765413. Acesso em: 5 abr. 2020.

Published

2021-12-31

How to Cite

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; ARAUJO, Lyvia Rocha de Jesus. REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 173–188, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n3p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.