As dimensões da mediação da informação na formação nos cursos de licenciatura em música
análise dos currículos Lattes dos docentes da Universidade Federal do Cariri – UFCA
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2025v14n3p44Palavras-chave:
Mediação da informação, Educação Musical, Formação docente, Análise curricularResumo
Objetivo: Este estudo investigou a aplicabilidade das dimensões da Mediação da Informação: dialógica, estética, formativa, ética e política nas atividades docentes do curso de Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no período de 2019 a 2023. O propósito foi compreender de que modo tais dimensões se materializam nas ações do corpo docente e como contribuem para a formação musical e para o protagonismo social.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, baseada na análise dos Currículos Lattes de 14 docentes vinculados ao curso, cujas atividades foram mapeadas e reinterpretadas à luz das dimensões da Mediação da Informação propostas por Gomes (2014, 2020).
Resultados: Os achados revelaram forte presença das dimensões dialógica (100%) e formativa (78,5%), expressas em projetos de extensão, produção científica e orientação discente. Em contrapartida, observaram-se lacunas na integração das dimensões estética (57,1%), ética (28,5%) e política (64,2%), indicando fragmentação das práticas mediadoras e necessidade de maior equilíbrio dimensional.
Conclusão: embora o curso de Música da UFCA apresente consonância com a proposta de protagonismo social da mediação informacional, persistem desafios no fortalecimento das dimensões ética, política e estética. Recomenda-se a reformulação curricular e a integração sistêmica das cinco dimensões da Mediação da Informação como estratégia de sustentabilidade pedagógica e de fortalecimento da formação docente em Música.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
BEZERRA NETO, Manuel Alves. As dimensões da mediação da informação aplicadas as licenciaturas de música no Ceará: proposta da rede acadêmica de mediação em música - RAMMUS. 2024. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 18 ago. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 25 dez. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 2013.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 46-59, 2014a.
GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020.
LEITE, Carla Alessandra Ruiz; LEITE, Elaine Campos Ruiz; PRANDI, Luiz Roberto. A Aprendizagem na Concepção Histórico Cultural. AKRÓPOLIS Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama, v. 17, n. 4, p. 203-210, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93-108, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento de processos psicológicos superior. Tradução: José Cipolla Neto Luís Silveira Menna Fontes. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Professor Mestre: Bezerra Neto, Professor Dr: Jonathas Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.






