Gestão do Conhecimento aplicada à Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p170

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Inteligência organizacional , Gestão da inteligência

Resumo

Objetivo: O estudo apresenta uma análise em uma organização escolar e tem como objetivo apresentar um modelo de gestão do conhecimento aplicado à unidade.
Metodologia: A metodologia compreende pesquisa bibliográfica, uma observação direta e uma coleta utilizando aplicação de questionário junto ao corpo docente de uma escola.
Resultados: Como resultado, o modelo proposto contempla as etapas necessárias para o desenvolvimento da gestão do conhecimento de forma sistemática, explícita e aplicada para que ocorra o desenvolvimento da inteligência organizacional.
Conclusões: Conclui-se que um dos fatores centrais no desenvolvimento da gestão do conhecimento e da inteligência dentro da organização na unidade escolar estudada é a cultura dos líderes e a vontade individual dos envolvidos. Somente desta maneira é possível efetivar o ciclo da gestão do conhecimento e inteligência na organização, por meio da geração, da transferência, da retenção e apropriação destes saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

Larissa Chadi e Silva Carrilho, Centro Paula Souza - CPS

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Docente em Gestão e Negócios pelo Centro Paula Souza (CPS), São Paulo, Brasil.

Luana Maia Woida, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marília, Brasil.

Referências

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

CRONQUIST, B. Inteligência Organizacional; um conhecimento dinâmico criando atividade embutida nas rotinas organizacionais https://www.researchgate.net/publication/228486122_Organizational_Intelligence_a_dynamic_knowledge_creating_activity_embedded_in_organizational_routines, Acesso em 03/01/22.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

HABER-VEJA, A.; MÁS-BASNUEVO, A. Inteligencia organizacional: conceptos, modelos y metodologias. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.18, n.38, 2013. Acesso em: 20 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p1

JORGE, C.F.B; VALENTIM, M.L.P. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. Perspectivas em Ciência da Informação [online]. 2016, v. 21, n. 1 [Acessado 12 Janeiro 2022] , pp. 152-172. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533>. ISSN 1981-5344. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2533

JORGE, C. F. B. Análise de fatores críticos na gestão do conhecimento e no processo de inteligência em organizações complexas. 2017. 511f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152376. Acesso em: 15 de jun. 2020.

JORGE, C. F. B.; VALENTIM, M. L. P.; SUTTON, M. J. Redes de conhecimento como estratégia de inovação na industrial alimentícia: um estudo de caso na Danilla Foods. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 30, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52248. Acesso em: 17 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248

MORIN, E; MOIGNE, J.L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 1999.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TONI, K. C. W.; ALVARES, L. M. A. R.. Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional. Informação & Informação, [S.l.], v. 21, n. 3, p. 228-257, abr. 2017. ISSN 1981-8920. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004 (Artigo em Web). Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php? cod=88>. Acesso em: 15 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

SILVA, Elaine da; CARRILHO, Larissa Chadi e Silva; WOIDA, Luana Maia. Gestão do Conhecimento aplicada à Educação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 170–186, 2023. DOI: 10.5433/2317-4390.2022v11n2p170. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/48622. Acesso em: 21 nov. 2024.