Diagnóstico das atividades realizadas pelos bibliotecários e auxiliares de biblioteca envolvidos no programa de competência em informação na rede de bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p1

Palavras-chave:

Fontes de informação, Bibliotecário escolar, Programa de competência em informação, Biblioteca escolar, Rede de bibliotecas escolares

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar as ações dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES. Como objetivos específicos visou-se: a) caracterizar os participantes da pesquisa; b) verificar se produzem tutoriais e/ou guias para as bibliotecas escolares; c) identificar se elaboram conteúdos acerca das fontes de informação; d) averiguar as práticas pedagógicas dos bibliotecários na Rede.
Metodologia:
 Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 71 participantes, contando com a participação de bibliotecários e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 39 destes participantes. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa e categorizados.
Resultados:  Os resultados demonstram que a maioria dos participantes não produz tutoriais nas BEs. Por outro lado, em relação à produção de conteúdos sobre fontes de informação, destaca-se que a maioria dos participantes produzia. Verificaram-se diversas ações pedagógicas que eram realizadas nas BEs, como práticas de leitura e contação de história, pesquisa, fontes de informação e uso ético da informação.
Conclusões: Os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares de Vila Velha demonstraram estar desempenhando esforços para que possam melhor atender as demandas dos alunos e participarem ativamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Ariane Callott Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Gaduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Nascimento, A. C., & Mata, M. L. da. (2023). Diagnóstico das atividades realizadas pelos bibliotecários e auxiliares de biblioteca envolvidos no programa de competência em informação na rede de bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo. Informação@Profissões, 11(2), 1–19. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p1