Estudo de usuário da informação: uma investigação sob o prisma dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p85

Palavras-chave:

Estudo de Usuário. Estudante. Biblioteca universitária. Universidade Federal do Espírito Santo.

Resumo

Objetivo: realizar um estudo de usuários nos estudantes de Graduação da UFES, contemplando os quatro campus: Alegre; São Mateus; Goiabeiras e o Maruípe. Como objetivos específicos procurou-se identificar o perfil dos participantes; identificar a frequência dos participantes na biblioteca; verificar os serviços utilizados na biblioteca e, por fim, averiguar o uso da biblioteca antes de ingressar na universidade. Metodologia: Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário do tipo Survey, o qual permitiu um diagnóstico sobre a relação dos estudantes de graduação da universidade com as bibliotecas da UFES. Resultados: os resultados permitiram identificar o perfil, a frequência dos estudantes à biblioteca, os serviços mais utilizados, o uso da biblioteca antes do ingresso na universidade e as orientações que receberam no que se refere às bases de dados. Conclusões: considera-se que esta pesquisa evidenciou a importância da realização de estudos de usuários como um importante recurso de planejamento e previsão de ações pelas bibliotecas da rede.

Descritores: Estudo de Usuário. Estudante. Biblioteca universitária. Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Ciência da Informação (UNESP)

Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação (UFES)

 

Cíntia Gomes Pacheco, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Ciência da informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Referências

CASARIN, H. C. S. O comportamento informacional de pós-graduando da área de Educação. 2011. 139 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108400. Acesso em: 13 mar. 2020.

CALVA GONZÁLES, J. J. Estudios de usuários em diferentes comunidades: necessidades de informacíon y comportamiento informativo. México: UNAM, 2013.

CÓQUERO, S. M. S. Avaliação da qualidade de serviços com foco no usuário: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Biblionline, v. 10, n. 2, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16248. Acesso em: 29 jun. 2021.

CUNHA, M. B ; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

FIGUEIREDO, N. M.D. Estudos de Usos e Usuários. Brasília: IBICT, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1999.

MATA, M. L. A competência informacional de graduandos de Biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93621. Acesso em: 13 de ago. 2021.

RADCLIFF, C. J. et al. A practical guide to information literacy assessment for academic librarians. Londres: Libraries, 2007.

SANTOS, R. R.; FREITAS, L. S.; GOMES, H. F. Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 155-175, maio 2018. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/734>. Acesso em: 29 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

MATA, Marta Leandro da; PACHECO, Cíntia Gomes. Estudo de usuário da informação: uma investigação sob o prisma dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 85–102, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n3p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44755. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos