Estudo de usuário da informação: uma investigação sob o prisma dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p85Palavras-chave:
Estudo de Usuário. Estudante. Biblioteca universitária. Universidade Federal do Espírito Santo.Resumo
Objetivo: realizar um estudo de usuários nos estudantes de Graduação da UFES, contemplando os quatro campus: Alegre; São Mateus; Goiabeiras e o Maruípe. Como objetivos específicos procurou-se identificar o perfil dos participantes; identificar a frequência dos participantes na biblioteca; verificar os serviços utilizados na biblioteca e, por fim, averiguar o uso da biblioteca antes de ingressar na universidade. Metodologia: Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário do tipo Survey, o qual permitiu um diagnóstico sobre a relação dos estudantes de graduação da universidade com as bibliotecas da UFES. Resultados: os resultados permitiram identificar o perfil, a frequência dos estudantes à biblioteca, os serviços mais utilizados, o uso da biblioteca antes do ingresso na universidade e as orientações que receberam no que se refere às bases de dados. Conclusões: considera-se que esta pesquisa evidenciou a importância da realização de estudos de usuários como um importante recurso de planejamento e previsão de ações pelas bibliotecas da rede.
Descritores: Estudo de Usuário. Estudante. Biblioteca universitária. Universidade Federal do Espírito Santo.Downloads
Referências
CALVA GONZÁLES, J. J. Estudios de usuários em diferentes comunidades: necessidades de informacíon y comportamiento informativo. México: UNAM, 2013.
CÓQUERO, S. M. S. Avaliação da qualidade de serviços com foco no usuário: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Biblionline, v. 10, n. 2, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16248. Acesso em: 29 jun. 2021.
CUNHA, M. B ; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.
DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
FIGUEIREDO, N. M.D. Estudos de Usos e Usuários. Brasília: IBICT, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1999.
MATA, M. L. A competência informacional de graduandos de Biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93621. Acesso em: 13 de ago. 2021.
RADCLIFF, C. J. et al. A practical guide to information literacy assessment for academic librarians. Londres: Libraries, 2007.
SANTOS, R. R.; FREITAS, L. S.; GOMES, H. F. Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 155-175, maio 2018. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/734>. Acesso em: 29 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.