Infoeducação: um passo além científico-profissional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p05Palavras-chave:
Infoeducação, Information Literacy, Saberes Informacionais, Competências Informacionais, Apropriação CulturalResumo
Introdução: O artigo trata da infoeducação e de sua importância para profissionais da informação.
Objetivo: Para tanto, refere-se origem e desenvolvimento da infoeducação, na ECA/USP, decorrente de pesquisas e trabalhos realizados por equipes transdisciplinares, coordenadas e orientadas pelo Prof. Dr. Edmir Perrotti, desde finais dos anos 1980.
Metodologia: Definida como linha de estudos e de ações socioculturais que se ocupam da dimensão formativa da informação, tendo em vista processos de mediação e apropriação de saberes informacionais, a infoeducação é apresentada a partir de premissas teórico-metodológicas que a distinguem de abordagens funcionalistas e meramente procedimentais, alavancadas pela noção educacionalmente restrita de competência informacional, mas que vêm pautando grande parte dos trabalhos dedicados à information literacy, no país e fora do país.
Resultados: A formulação do conceito de infoeducação, fundamentada em investigações teórico-práticas, redefine relações históricas e assimétricas existentes entre informação e educação, articulando-as de forma dinâmica e não hierarquizada. Trata-se de ruptura epistemológica e prática que, além de desenvolver um corpo de distinções teóricas e metodológicas, abre trilhas para a superação de abordagens restritas, focadas apenas em perspectivas procedimentais e adaptativas que, como no passado, subordinam o campo da informação ao da educação, atitude desconectada da realidade cultural contemporânea.
Conclusões: Conclui-se que a infoeducação é um passo além científico-profissional. Sua abordagem transdisciplinar e sociocultural permite-lhe ocupar-se tanto das dimensões epistêmicas fundamentais, envolvidas nas relações entre informação e educação, como fornece bases para que bibliotecários, museólogos, arquivistas e os dispositivos em que atuam ganhem centralidade e essencialidade nas dinâmicas de apropriação de informação, conhecimento e cultura, em nossa época.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1999.
BARBIER, J.M. Savoirs théoriques et savoirs d'action. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. (Pédagogie d'aujourd'hui).
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993a. p. 114-119.
BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993b. p. 197-221.
BOUTIN, G. L´obssession des compétences: son impact sur l´école et la formation des enseignants. Montreal: Éditions Nouvelles, 2000.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COLL, C. et al. O construtivismo em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1998ª.
COLL, C.; VALLS, E. A aprendizagem e o ensino de procedimentos. In: COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. (Org.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 73-118.
COLL, C.et alli, orgs. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998b.
CORNU, B. et al. Introduction: Vous avez dit societé de l´information? In: LA SOCIETÉ de l´information: glossaire critique. Paris : Commission Nationale Française pour l`UNESCO, s.d. p. 9-35.
FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Polêmicas do Nosso Tempo, 4)
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HABEREY-KNUESSI, V.; HEEB, J.L. Pour une critique de la compétence. La question du sujet et de la relation à l’autre. Paris: Harmattan, 2015.
HERMÈS: cognition, communication, politique. Le dispositif: entre usage et concept. Paris : CNRS Editions, n.25, 1999. 297p.
HOUSSAYE, J. Incompétences des compétences. In: HABEREY-KNUESSI, V; HEEB, J. L. Pour une critique de la compétence. La question du sujet et de la relation à l’autre. Paris: Harmattan, 2015. p.9-20.
LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 43-51, maio/ago. 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2000.
OLIVEIRA, A. L. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
PERAYA, D. Médiation et médiatisation: les campus virtuel. Hermès: cognition, communication, politique, Paris, n.25, p. 153-167, 1999.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2008. p.47-96.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016.
PERROTTI, E; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação. Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 05 mar. 2015. doi:10.5433/1981-8920.2014v19n2p01.
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: file:///C:/Users/IVETE/Downloads/Bancotesesusp%20(1).pdf . Acesso em: 8 ago. 2015.
RANDOM, M. La pensée transdiciplinaire et le réel. Paris: Dervy, 1996.
SERRES, A. Dans le labyrinth: evaluer l’information sur Internet. Caen: C&F Ed., 2012. (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information Literacy as a liberal art: enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, v. 31, n. 2, mar-abr. 1996. Disponível em: http://net.educause.edu/apps/er/review/reviewarticles/31231.html Acesso em: 26 mai. 2016.
WURMAN, R.S. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.
ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ZURKOWSKI, P. G. The information service environment relationships and priorities: report 5. Washington, D.C., National Commission on Libraries and Information Science, Nov 1974. 30p. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf Acesso em: 16 ago. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.