Infoeducação: um passo além científico-profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p05

Palavras-chave:

Infoeducação, Information Literacy, Saberes Informacionais, Competências Informacionais, Apropriação Cultural

Resumo

Introdução: O artigo trata da infoeducação e de sua importância para profissionais da informação.
Objetivo: Para tanto, refere-se origem e desenvolvimento da infoeducação, na ECA/USP, decorrente de pesquisas e trabalhos realizados por equipes transdisciplinares, coordenadas e orientadas pelo Prof. Dr. Edmir Perrotti, desde finais dos anos 1980.
Metodologia: Definida como linha de estudos e de ações socioculturais que se ocupam da dimensão formativa da informação, tendo em vista processos de mediação e apropriação de saberes informacionais, a infoeducação é apresentada a partir de premissas teórico-metodológicas que a distinguem de abordagens funcionalistas e meramente procedimentais, alavancadas pela noção educacionalmente restrita de competência informacional, mas que vêm pautando grande parte dos trabalhos dedicados à information literacy, no país e fora do país.
Resultados: A formulação do conceito de infoeducação, fundamentada em investigações teórico-práticas, redefine relações históricas e assimétricas existentes entre informação e educação, articulando-as de forma dinâmica e não hierarquizada. Trata-se de ruptura epistemológica e prática que, além de  desenvolver um corpo de distinções teóricas e metodológicas, abre trilhas para a superação de abordagens restritas, focadas apenas em perspectivas procedimentais e adaptativas que, como no passado,  subordinam o campo da informação ao da educação, atitude desconectada da realidade  cultural contemporânea.
Conclusões: Conclui-se que a infoeducação é um passo além científico-profissional. Sua abordagem transdisciplinar e sociocultural permite-lhe ocupar-se tanto das dimensões epistêmicas fundamentais, envolvidas nas relações entre informação e educação, como fornece bases para que bibliotecários, museólogos, arquivistas e os dispositivos em que atuam ganhem centralidade e essencialidade nas dinâmicas de apropriação de informação, conhecimento e cultura, em nossa época.

 

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Biografia do Autor

Edmir Perrotti, Universidade de São Paulo (USP)

Professor  do Departamento de Informação e Cultura e do Programa de Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 05–31, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n2p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314. Acesso em: 14 dez. 2024.