Inbound marketing em bibliotecas universitárias: novas formas de mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32Palavras-chave:
Marketing em bibliotecas, Inbound Marketing, Bibliotecas Universitárias, Mediação da informaçãoResumo
Introdução: O marketing em bibliotecas vem sendo utilizado ainda de forma incipiente no Brasil. No âmbito das bibliotecas universitárias, além de divulgar os produtos e serviços informacionais, tem como foco agregar valor a eles e fidelizar consumidores/clientes.
Objetivo: Discutir como as bibliotecas universitárias podem adotar o inbound marketing para potencializar a mediação da informação.
Metodologia: A pesquisa é de natureza básica e tipologia exploratória, emprega a abordagem qualitativa e segue o delineamento bibliográfico a partir da literatura especializada em Ciência da Informação e Marketing, publicada nas principais bases de dados e fontes de informação à saber: Portal de Periódicos da CAPES, Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), Scielo e Google Acadêmico.
Resultados: As estratégias de inbound marketing subsidiam a interação das bibliotecas com seus usuários de forma mais direta e efetiva e também são importantes para a mediação da informação.
Conclusões: Conhecer estratégias contemporâneas de marketing, como o inbound marketing, permitem a prospecção de novas formas de mediação da informação para potencializar os produtos e serviços informacionais das BUs.
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