Inbound marketing em bibliotecas universitárias: novas formas de mediação da informação

Autores

  • Janaina Carla Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' http://orcid.org/0000-0003-1833-911X

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32

Palavras-chave:

Marketing em bibliotecas, Inbound Marketing, Bibliotecas Universitárias, Mediação da informação

Resumo

Introdução: O marketing em bibliotecas vem sendo utilizado ainda de forma incipiente no Brasil. No âmbito das bibliotecas universitárias, além de divulgar os produtos e serviços informacionais, tem como foco agregar valor a eles e fidelizar consumidores/clientes.
Objetivo: Discutir como as bibliotecas universitárias podem adotar o inbound marketing para potencializar a mediação da informação.
Metodologia: A pesquisa é de natureza básica e tipologia exploratória, emprega a abordagem qualitativa e segue o delineamento bibliográfico a partir da literatura especializada em Ciência da Informação e Marketing, publicada nas principais bases de dados e fontes de informação à saber: Portal de Periódicos da CAPES, Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), Scielo e Google Acadêmico.
Resultados: As estratégias de inbound marketing subsidiam a interação das bibliotecas com seus usuários de forma mais direta e efetiva e também são importantes para a mediação da informação.
Conclusões: Conhecer estratégias contemporâneas de marketing, como o inbound marketing, permitem a prospecção de novas formas de mediação da informação para potencializar os produtos e serviços informacionais das BUs.

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Biografia do Autor

Janaina Carla Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em MBA em Gestão de Marketing e Propaganda e Bacharel em Biblioteconomia, ambos pela UEL. Técnica em Administração pela Etec Sales Gomes - Centro Paula Souza - Tatuí/SP.

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Professor da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

FERREIRA, Janaina Carla; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Inbound marketing em bibliotecas universitárias: novas formas de mediação da informação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 32–52, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n1p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43391. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos