Mediação e apropriação da informação pública fiscal: educação para a cidadania

Autores

  • Carmem Lúcia Batista Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p181

Palavras-chave:

Mediação, Apropriação.Informação Pública, Educação Fiscal, Cidadania

Resumo

Introdução: A informação pública, apesar de estar diretamente relacionada a diversas etapas da vida dos cidadãos, esbarra na problemática do acesso intelectual, isto é, na dificuldade de sua apropriação simbólica. Essa situação aponta para a necessidade de mediação entre a sociedade e a produção informacional do Estado.
Objetivo: Refletir sobre os processos de mediação e de apropriação social da informação pública fiscal por meio da recepção de um programa de educação fiscal no estado de São Paulo.
Metodologia: Além de pesquisa bibliográfica, foi utilizada a pesquisa participativa, que se efetivou por meio de tutoria de um curso a distância, reuniões e encontros com os atores da pesquisa.
Resultados: No que se refereaos processos dinâmicos de mediação e de apropriação da informação pública fiscal, a falta de credibilidade do produtor da informação, o Estado, prejudicou o processo de mediação e, consequentemente, o de apropriação das educadoras.
Conclusões: A mediação é insuficiente à apropriação, mas também é indispensável nesse processo. O curso de educação fiscal como dispositivo mediador não consegue articular lógicas e interesses contraditórios entre Estado e sociedade.

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Biografia do Autor

Carmem Lúcia Batista, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes (USP) 

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

BATISTA, Carmem Lúcia. Mediação e apropriação da informação pública fiscal: educação para a cidadania. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 181–205, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n2p181. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28320. Acesso em: 21 nov. 2024.