Exposição de longa duração do panteão da pátria, Brasília: sua relação com o público (2015)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p110Palavras-chave:
Estudos de público, Panteão da Pátria, RepresentaçãoResumo
Introdução: Este trabalho é resultado da pesquisa de público realizada em setembro de 2015 no Museu do Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. O museu possui um discurso bem definido e é considerado um lugar político.
Objetivo deste estudo foi analisar a relação do público com aquele espaço, verificar se as pessoas se sentem representadas com o discurso da exposição, identificar os processos que levaram à construção do espaço e fazer uma análise de como os objetivos do Museu são compreendidos pelos visitantes.
Metodologia: Este estudo foi classificado como um estudo de recepção voltado para o visitante espontâneo da exposição. Primeiramente foi feita uma contextualização da história do Panteão, foram coletados dados acerca do Museu e de seu acervo a fim de compreender mais a fundo o que motivou sua criação e qual discurso ele quer transmitir ao visitante. Em um segundo momento, por meio de aplicação de questionários foi feita a identificação de qual era o publico visitante do museu e se os visitantes se identificam ou não com aquele espaço. As informações coletadas foram sistematizadas no programa SPSS.
Resultados: Foi identificado que a maioria dos entrevistados saiu com uma impressão positiva do museu por ele falar da vida de Tancredo Neves e ressaltar um sentimento patriota, mas foi uma minoria dos visitantes que se identificou com os chamados heróis nacionais que o museu apresenta. Os visitantes ainda sentem falta de elementos mais representativos da pluralidade da sociedade no espaço.
Conclusões: Apesar da população ainda sentir necessidade de espaços como o Panteão, deve-se deixar claro que o museu é um espaço para discussões e diálogos, e não para simplesmente apresentar uma história cristalizada e sem questionamentos.
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