Exposição de longa duração do panteão da pátria, Brasília: sua relação com o público (2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p110

Palavras-chave:

Estudos de público, Panteão da Pátria, Representação

Resumo

Introdução: Este trabalho é resultado da pesquisa de público realizada em setembro de 2015 no Museu do Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. O museu possui um discurso bem definido e é considerado um lugar político. 
Objetivo deste estudo foi analisar a relação do público com aquele espaço, verificar se as pessoas se sentem representadas com o discurso da exposição, identificar os processos que levaram à construção do espaço e fazer uma análise de como os objetivos do Museu são compreendidos pelos visitantes.
Metodologia: Este estudo foi classificado como um estudo de recepção voltado para o visitante espontâneo da exposição. Primeiramente foi feita uma contextualização da história do Panteão, foram coletados dados acerca do Museu e de seu acervo a fim de compreender mais a fundo o que motivou sua criação e qual discurso ele quer transmitir ao visitante. Em um segundo momento, por meio de aplicação de questionários foi feita a identificação de qual era o publico visitante do museu e se os visitantes se identificam ou não com aquele espaço. As informações coletadas foram sistematizadas no programa SPSS.
Resultados: Foi identificado que a maioria dos entrevistados saiu com uma impressão positiva do museu por ele falar da vida de Tancredo Neves e ressaltar um sentimento patriota, mas foi uma minoria dos visitantes que se identificou com os chamados heróis nacionais que o museu apresenta. Os visitantes ainda sentem falta de elementos mais representativos da pluralidade da sociedade no espaço.
Conclusões: Apesar da população ainda sentir necessidade de espaços como o Panteão, deve-se deixar claro que o museu é um espaço para discussões e diálogos, e não para simplesmente apresentar uma história cristalizada e sem questionamentos.

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Biografia do Autor

Verônica Bemvenuto de Abreu e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Museologia pela Universidade de Brasília.

Ana Lúcia de Abreu Gomes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília.  Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília 

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Publicado

2017-12-06

Como Citar

SILVA, Verônica Bemvenuto de Abreu e; GOMES, Ana Lúcia de Abreu. Exposição de longa duração do panteão da pátria, Brasília: sua relação com o público (2015). Informação@Profissões, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 110–134, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2017v6n1p110. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/26046. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências