Saberes e sentidos sobre práticas avaliativas de professores-referência na formação docente em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p135-160

Palavras-chave:

práticas avaliativas, professores-referência, saberes docentes, geração histórica de sentido, aprendizagem histórica

Resumo

Considerando que avaliar é uma prática orientada e produtora de saberes, este artigo problematiza saberes e sentidos de professores e estudantes gerados em torno das práticas avaliativas de 6 professores-referência na formação docente em História de 3 cursos diferentes de uma universidade pública cearense. A pesquisa foi realizada entre março e dezembro de 2020, durante as primeiras ondas da pandemia de Covid-19, sendo coletados e analisados depoimentos dos licenciandos no questionário de seleção dos sujeitos de pesquisa, planos de disciplina, produções acadêmicas e entrevistas de história oral de vida dos professores-referência. Nessas narrativas, os professores indicam que as práticas avaliativas ao longo de suas vidas docente são tanto norteadas quanto norteadoras de uma multiplicidade de saberes experienciais e da ação didática, oriundos das múltiplas dimensões da cultura-identidade-aprendizagem histórica, e comunicadas de variados modos historicamente situados de sentido (principalmente o modo genético). Os licenciandos reconhecem intersubjetivamente estes saberes e sentidos e os tomam como referenciais para a docência em História,
os quais potencialmente reverberarão na Educação Básica. Concluímos que o diálogo entre Epistemologia da Prática Docente, Didática da História e Avaliação favorece compreender o potencial das práticas avaliativas de formadores de professores na constituição das aprendizagens históricas docentes.

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Biografia do Autor

Augusto Ridson de Araújo Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Mestre em Educação (UECE). Especialista em Metodologia do Ensino de História (UECE). Licenciado em História (UFC). Servidor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Coordenador do GT de Ensino de História da ANPUH CE (2016-2018/2018-2020). É membro eleito da diretoria da ANPUH CE (2020-2022) e da diretoria da ABEH (2022-2023). Professor efetivo da rede estadual pública cearense. Atua como pesquisador nas áreas de Formação de Professores; Didática da História; Educação Histórica; História do ensino de História; Docência no Ensino Superior. Tem publicações em periódicos das áreas de Educação e de História. 

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História da UEPG e na Maestría en Enseñanza de la Historia da UNTREF (Argentina). Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) e coordenador do Mestrado Acadêmico em História da UEPG. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (mandato 2019-2021 e 2022-2023) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Araújo Miranda, A. R. de, Cerri, L. F., & Magalhães Junior, A. G. (2022). Saberes e sentidos sobre práticas avaliativas de professores-referência na formação docente em história . História & Ensino, 28(1), 135–160. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p135-160

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas