Saberes y significados sobre las prácticas de evaluación de docentes de referencia en la formación del profesorado de historia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p135-160

Palabras clave:

prácticas evaluativas, docentes de referencia, saber docente, generación histórica de sentido, aprendizaje histórico

Resumen

Considerando que evaluar es una práctica orientada que produce saberes, este artículo problematiza saberes y significados de profesores y estudiantes generados en torno a las prácticas de evaluación de 6 docentes de referencia en la formación de profesores en Historia de 3 cursos diferentes en una universidad pública de Ceará. La investigación se llevó a cabo entre marzo y diciembre de 2020, durante las primeras olas de la pandemia de COVID-19, y se recopilaron y analizaron testimonios de estudiantes universitarios en el cuestionario de selección de sujetos de la investigación, planes de disciplina, producciones académicas y entrevistas de historia oral de la vida de los docentes de referencia. En estas narrativas, los docentes indican que las prácticas de evaluación a lo largo de su vida docente están orientadas y orientan una multiplicidad de saberes experienciales y acciones didácticas, que surgen de las múltiples dimensiones de cultura-identidad-aprendizaje histórico, y comunicado en varias formas históricamente situadas de sentido (principalmente el modo genético).
Los estudiantes reconocen intersubjetivamente estos saberes y sentidos y los toman como referentes para la enseñanza de la Historia, lo que potencialmente repercutirá
en la Educación Básica. Concluimos que el diálogo entre Epistemología de la Práctica Docente, Didáctica de la Historia y Evaluación favorece la comprensión del potencial
de las prácticas evaluativas de los formadores de docentes en la constitución del aprendizaje histórico de la enseñanza.

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Biografía del autor/a

Augusto Ridson de Araújo Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Mestre em Educação (UECE). Especialista em Metodologia do Ensino de História (UECE). Licenciado em História (UFC). Servidor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Coordenador do GT de Ensino de História da ANPUH CE (2016-2018/2018-2020). É membro eleito da diretoria da ANPUH CE (2020-2022) e da diretoria da ABEH (2022-2023). Professor efetivo da rede estadual pública cearense. Atua como pesquisador nas áreas de Formação de Professores; Didática da História; Educação Histórica; História do ensino de História; Docência no Ensino Superior. Tem publicações em periódicos das áreas de Educação e de História. 

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História da UEPG e na Maestría en Enseñanza de la Historia da UNTREF (Argentina). Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) e coordenador do Mestrado Acadêmico em História da UEPG. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (mandato 2019-2021 e 2022-2023) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Araújo Miranda, A. R. de, Cerri, L. F., & Magalhães Junior, A. G. (2022). Saberes y significados sobre las prácticas de evaluación de docentes de referencia en la formación del profesorado de historia. História & Ensino, 28(1), 135–160. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p135-160

Número

Sección

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas