Leitura literária e ciências humanas. Um estudo de caso sobre essa “trama leitora”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p078-099

Palavras-chave:

Literatura, ensino de História, ciências humanas

Resumo

O presente artigo trata da formação leitora literária de jovens e adolescentes com as lentes voltadas para o seu impacto no desenvolvimento desses alunos na disciplina História. Através de um entrelaçamento entre bibliografia de formação leitora literária e um estudo de caso a partir de entrevistas realizadas com um grupo de estudantes da rede privada do ensino de São Paulo, buscamos esmiuçar correlações possíveis com o aprendizado das disciplinas de Ciências Humanas, primordialmente História. Para tanto, dividimos o texto em três grandes sessões: na primeira, retomamos alguns postulados-chave do debate sobre a formação literária para jovens. Na segunda, analisamos os dados colhidos a partir das entrevistas. Por fim, buscamos estabelecer correlações e aproximações entre a formação literária desses jovens com o aprendizado das Ciências Humanas em ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Giovannetti Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedro Giovannetti Moura é doutorando no Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR/UFRRJ). É mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Bacharel e licenciado em História na FFLCH/USP.

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires é Professor adjunto do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e Mestre em Letras no campo de Teoria Literária Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É graduado em Letras pela mesma instituição.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. São Paulo: Edições SESC, 2017.

ANJOS, Gabriele; PASSIANI, Enio; SALOM, Julio Souto. Para um país de leitores: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 97-110, 2016.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz Editora, 2014.

BURKE, Peter. A escola dos Annales 1929-89: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora Unesp, 1990.

CHARTIER, Anne-Marie. Enseñar a lee y escribir: una aproximación histórica. México: FCE, 2004.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária em sala de aula. São Paulo: Global, 2007.

CULLER, Jonathan. O que é literatura e ela tem importância?. In: França, Julio. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget Vygotsky wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus editorial, 2019.

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LOZANO, Jorge Eduardo. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 16-17.

MOÇO, Anderson. Beatriz Aisenberg fala sobre leitura em história e geografia. Nova Escola, São Paulo, 1 set. 2010.

MOTA, Camilla Veras. Calculadora de renda: 90% dos brasileiros ganham menos de R$3.500; confira sua posição na lista. Uol Economia, São Paulo, 13 dez. 2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/12/13/calculadora-de-renda 90-brasileiros-ganham-menos-de-r-35-mil-confira-sua-posicao-lista.htm. Acesso em: 14 dez. 2021.

NIERO NETO, Nelson. Ensino fundamental 2: uma etapa quase esquecida. In: CATEDRAL DE ESTUDOS BÁSICOS, 3., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, 2019. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/catedrase-convenios/catedra-de-educacao-basica/ciclo-acao-e-formacao-do-professor/experiencias-inovadoras-na-formacao-do-professor-da-educacao-basica-18-de-maio/ensino-fundamental-2-uma-etapa-quase-esquecida. Acesso em: 23 jan. 2022.

YIN, Robert. Case study research: design and methods. California: Sage Publications, 1989.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Moura, P. G., & Pires, C. E. de B. M. (2023). Leitura literária e ciências humanas. Um estudo de caso sobre essa “trama leitora”. História & Ensino, 29(1), 078–099. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p078-099

Edição

Seção

Artigos