Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p59Palavras-chave:
Saber escolar, Legislação educacional, Cidadania e democraciaResumo
Este artigo caracteriza os constrangimentos epistemológicos do discurso constituído a partir das afirmações que acionam as categorias cidadania e democracia na Legislação Educacional. O aporte teórico-metodológico utilizado na investigação articulou o conceito de saber escolar, de Ana Maria Monteiro, o qual trouxe à luz a topografia da epistemologia dos saberes escolares; e o conceito de dialogia, de Mikhail Bakhtin, que permitiu apreender os sentidos das afirmações que incidem sobre estes saberes. A análise revelou que as afirmações relacionadas às categorias cidadania e democracia informam um conjunto de valores específicos que, forjados pela sociedade brasileira, redimensionam o espaço ocupado e reconfiguram o papel desempenhado pelos saberes acadêmicos específicos que servem de referência às disciplinas.Downloads
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Publicado
2019-12-01
Como Citar
Coelho, M. C., & Saldanha, R. da S. (2019). Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil. História & Ensino, 25(2), 59–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p59
Edição
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Artigos
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