Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p59

Palavras-chave:

Saber escolar, Legislação educacional, Cidadania e democracia

Resumo

Este artigo caracteriza os constrangimentos epistemológicos do discurso constituído a partir das afirmações que acionam as categorias cidadania e democracia na Legislação Educacional. O aporte teórico-metodológico utilizado na investigação articulou o conceito de saber escolar, de Ana Maria Monteiro, o qual trouxe à luz a topografia da epistemologia dos saberes escolares; e o conceito de dialogia, de Mikhail Bakhtin, que permitiu apreender os sentidos das afirmações que incidem sobre estes saberes. A análise revelou que as afirmações relacionadas às categorias cidadania e democracia informam um conjunto de valores específicos que, forjados pela sociedade brasileira, redimensionam o espaço ocupado e reconfiguram o papel desempenhado pelos saberes acadêmicos específicos que servem de referência às disciplinas.

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Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará.

Rafael da Silva Saldanha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrado em Escola Básica pela Universidade Federal do Pará. Professor da rede Pública de Ensino

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Coelho, M. C., & Saldanha, R. da S. (2019). Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil. História & Ensino, 25(2), 59–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p59

Edição

Seção

Artigos