Estágio supervisionado em História: as vivências, desafios e possibilidades do graduando na prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p207

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de História, Formação de professores.

Resumo

Para além de outros projetos no âmbito acadêmico que articulam a universidade e a escola, o Estágio Supervisionado é um dos momentos mais importantes para o graduando refletir sobre a profissão docente e os diversos desafios e possibilidades intrínsecos a mesma. O presente artigo buscou relatar os diferentes momentos do estágio no curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Norte do Paraná, primeiramente no Ensino Fundamental II e posteriormente no Ensino Médio, atentando-se para a prática do estagiário, e em como suas observações, análises e descrições podem ser redimensionadas para a ação educativa. Além disso, o relato das experiências teve como objetivo pensar o ensino de história e suas possibilidades dentro do estágio. Para isso, foi necessário descrever os momentos de observação do cotidiano escolar, as intervenções realizadas, e quais foram os resultados das ações do estagiário em sala de aula, fazendo isso através de relatos dos alunos e da autorreflexão sobre atividades das quais o graduando envolveu-se. O trabalho resultou em uma síntese das convergências e dissonâncias entre as diferentes instituições e turmas, das dificuldades apresentadas no ambiente escolar pelos alunos, e principalmente dos resultados das intervenções realizadas pelo estagiário, as quais contribuíram para uma reflexão final acerca do trabalho docente e das possibilidades e desafios para o ensino de história e a formação de professores.

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Biografia do Autor

Ruhama Sabião, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Sabião, R. (2017). Estágio supervisionado em História: as vivências, desafios e possibilidades do graduando na prática docente. História & Ensino, 23(2), 207–229. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p207

Edição

Seção

Laboratório (artigo)