A história do ensino de história no Brasil da última década
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p91Palavras-chave:
Ensino de História, História do ensino de História, História da EducaçãoResumo
O artigo investiga o conhecimento acadêmico sobre história do ensino de História produzido no Brasil, em programas de pós-graduação em Educação e em História, nos últimos dez anos. O objetivo é analisar o perfil dessa produção por meio de suas tendências quanto aos temas de pesquisa, períodos históricos e documentos privilegiados. É inspirado no segundo capítulo do livro História & Ensino de História, de Thais Nívia de Lima e Fonseca, cuja análise se concentrou nos anos de 1988 a 2002. A proposta aqui é a de desenvolver o mesmo tipo de abordagem para os estudos do decênio seguinte, entre 2004 e 2014, enfocando especificamente as teses e dissertações defendidas no período. Considerando a avaliação de 2013 da CAPES sobre a pós-graduação no Brasil, foram selecionados os trabalhos dos programas qualificados com as notas 5, 6 ou 7, isto é, definidos como bons ou excelentes.
Downloads
Referências
BATISTA, A. A. G. O conceito de “Livros Didáticos”. In: BATISTA, A. A. G; GALVÃO, A. M. O. Livros Escolares de Leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 41-74.
BITTENCOURT, C. M. F. Livro Didático e Conhecimento Histórico: uma história do saber escolar. São Paulo: USP, Faculdade de Educação. Tese de Doutoramento, 1993.
BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CHOPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
COLARES, A. A. História da Educação na Amazônia. Questões de natureza teórico-metodológicas: críticas e proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 187-2002, out/2011.
CORRÊA, P. S. A. História e Historiografia Educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região Norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 149-174, out/2011.
CORRÊA, P. S. A. Instituição e consolidação do campo da História da Educação nos grupos de pesquisa situados na região Norte do Brasil: refutação à tese da insignificância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 49, p. 71-96, mar/2013.
CUESTA FERNANDEZ, R. Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia. Barcelona: Ediciones Pomres-Corridor, 1997.
FARIA FILHO, L. M. de; VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004.
FONSECA, T. N. de L. e. História & Ensino de História. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GALVÃO, A. M. de O.; BATISTA, A. A. G.. Manuais Escolares e Pesquisa em História. In: FONSECA, T. N. L.; VEIGA, C. G. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 161-188.
HENRY, E. Um siècle de enseigne au lycée 1870-1970. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 1999.
MAGALHÃES. J. O Mural do Tempo: manuais escolares em Portugal. Lisboa: Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.
MAGALHÃES. J. “O Manual Escolar como Fonte Historiográfica”. In: COSTA, Jorge Vale; FELGUEIRAS, Margarida; CORREIA, L. G. (Coord.). Manuais Escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação / Faculdade de Letras, 2008. p. 11-15.
MUNAKATA, K. O Livro Didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas-SP, v.12, n.3 (30), p. 179-197, set./dez. 2012.
OLIVEIRA, I. Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos; FRANÇA, Maria do Perétuo Socorro Gomes Souza Avelino de. A Pesquisa no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. RBPG, Brasília, v. 11, n. 23, p. 247-270, março de 2014.
VEIGA, C. G. História Política e História da Educação. In: VEIGA, C. G. ; FONSECA, Thais N. de L. e. História e Historiografia da Educação no Brasil. 1. Ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 13-48.
VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. de. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora/MG, v. 7, n. 2, p. 28-47, 2003.
VIDAL, D. G. et al. “História da Educação no Estado de São Paulo: a configuração do campo e a produção atual (1943-2003)”. In: GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-220.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.