A história do ensino de história no Brasil da última década

Autores

  • Rafaela Paiva Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p91

Palavras-chave:

Ensino de História, História do ensino de História, História da Educação

Resumo

O artigo investiga o conhecimento acadêmico sobre história do ensino de História produzido no Brasil, em programas de pós-graduação em Educação e em História, nos últimos dez anos. O objetivo é analisar o perfil dessa produção por meio de suas tendências quanto aos temas de pesquisa, períodos históricos e documentos privilegiados. É inspirado no segundo capítulo do livro História & Ensino de História, de Thais Nívia de Lima e Fonseca, cuja análise se concentrou nos anos de 1988 a 2002. A proposta aqui é a de desenvolver o mesmo tipo de abordagem para os estudos do decênio seguinte, entre 2004 e 2014, enfocando especificamente as teses e dissertações defendidas no período. Considerando a avaliação de 2013 da CAPES sobre a pós-graduação no Brasil, foram selecionados os trabalhos dos programas qualificados com as notas 5, 6 ou 7, isto é, definidos como bons ou excelentes.

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Biografia do Autor

Rafaela Paiva Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Costa, R. P. (2016). A história do ensino de história no Brasil da última década. História & Ensino, 22(1), 91–107. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p91

Edição

Seção

Artigos