Da memória nasce a história: clio e a narrativa do nascimento da escola de polícia dos gaúchos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p143

Palavras-chave:

escola de polícia, Academia de polícia, História da polícia, Polícia civil, Delegado de polícia

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever reconstruir a história da Escola de Polícia Civil do Rio Grande do Sul e como objetivo específico pesquisar sua história educacional. Nosso problema de pesquisa pretende resolver: Quando Academia ou Escola de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul foi fundada e quando se tornou de fato efetiva na participação da formação dos policiais civis do Estado do Rio Grande do Sul? A pergunta é pertinente, pois ainda existem dúvidas sobre estas questões. A metodologia utilizada foi a análise do discurso de Michel Foucault. Para a captação de dados foi utilizado a técnica da leitura e análise qualitativa de livros documentos, noticiários sobre a polícia civil gaúcha, estudo e leitura de textos, revistas e papéis que tivessem informações, comentários ou críticas quaisquer de dados oficiais relativos à história fundação da Escola de Polícia.  

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Biografia do Autor

Daltro Lucena Ulguim, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel

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Publicado

2014-09-20

Como Citar

Ulguim, D. L. (2014). Da memória nasce a história: clio e a narrativa do nascimento da escola de polícia dos gaúchos. História & Ensino, 20(2), 143–169. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p143

Edição

Seção

História da Educação