A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p133Palavras-chave:
Educação histórica, Didática da história, Narrativas históricas.Resumo
Os objetivos traçados para o presente trabalho foram: i) analisar a produção de narrativas históricas de jovens do ensino médio, a partir do conteúdo proposto e da utilização de um documento histórico; ii) consolidar a proposta de professor-pesquisador. Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de um Colégio Público, em Curitiba. O tema escolhido foi à Imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas. A primeira, de aplicação dos conhecimentos prévios aos alunos. A segunda etapa foi a de intervenção nas idéias históricas dos alunos, e a terceira, a aplicação do instrumento de metacognição, a qual possibilitou uma comparação com os conhecimentos previamente identificados. Este estudo exploratório está inserido no debate sobre a relação entre a Didática Específica e a ciência de referência, e também na perspectiva da Educação Histórica. Conclui-se que o presente trabalho foi importante como experiência empírica de utilização de uma concepção de ensino e aprendizagem referenciada na Educação Histórica e na ciência de referência, e centrada nos elementos da cognição histórica situada; também que, os resultados qualitativamente analisados demonstraram a possibilidade dos jovens alunos pensarem historicamente por meio da intervenção nas idéias históricas previamente verificadas.
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