A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p133

Palavras-chave:

Educação histórica, Didática da história, Narrativas históricas.

Resumo

Os objetivos traçados para o presente trabalho foram: i) analisar a produção de narrativas históricas de jovens do ensino médio, a partir do conteúdo proposto e da utilização de um documento histórico; ii) consolidar a proposta de professor-pesquisador. Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de um Colégio Público, em Curitiba. O tema escolhido foi à Imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas. A primeira, de aplicação dos conhecimentos prévios aos alunos. A segunda etapa foi a de intervenção nas idéias históricas dos alunos, e a terceira, a aplicação do instrumento de metacognição, a qual possibilitou uma comparação com os conhecimentos previamente identificados. Este estudo exploratório está inserido no debate sobre a relação entre a Didática Específica e a ciência de referência, e também na perspectiva da Educação Histórica. Conclui-se que o presente trabalho foi importante como experiência empírica de utilização de uma concepção de ensino e aprendizagem referenciada na Educação Histórica e na ciência de referência, e centrada nos elementos da cognição histórica situada; também que, os resultados qualitativamente analisados demonstraram a possibilidade dos jovens alunos pensarem historicamente por meio da intervenção nas idéias históricas previamente verificadas.

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Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Rodrigues Júnior, O. (2008). A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório. História & Ensino, 14, 133–144. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p133

Edição

Seção

Artigos